X

SA?DE

Servidores recebem treinamento sobre dengue


Ouvir matéria

Para melhor atender a população e saber alertar sobre os cuidados com a dengue os funcionários da secretaria de Saúde participaram na sexta-feira (31) de um treinamento sobre o tema. As unidades de saúde e a secretaria fecharam as portas às 15h30 para a realização do trabalho.

Segundo o secretário de Saúde, Edmund Behrend, a medida busca preparar os funcionários para bem informar os ubiratanenses e sempre estarem lembrando que o problema não acabou.

A chefe da divisão da saúde e enfermeira, Cristiane Pantaleão, ministrou o treinamento e destacou diversos pontos preocupantes. Entre eles: que a fêmea do mosquito Aedes Aegypti coloca em média de 600 a 800 ovos que vivem mais de 450 dias. Durante o tempo de vida, o mosquito pode picar até 300 vezes.

Cristiane pondera que não adianta as pessoas se preocuparem somente com a limpeza de suas casas, porque os mosquitos alcançam um raio de 300 metros o que corresponde a nove quarteirões. “Isso significa que para não correr risco de pegar o vírus nós precisamos estar com nove quarteirões ao redor de nossas casas livres de qualquer presença de larvas, mosquitos e infectados”, atenta.

Contaminação
A fêmea é infectada a partir do momento que pica um indivíduo com o vírus que ainda não apresentou os sintomas da doença, assim poderá passar o vírus para novas pessoas. “Muitas vezes o mosquito produz os ovos com o vírus, isso é mais um dado curioso”, adverte a chefe.

Os casos que exigem maior atenção dos profissionais da saúde são os de gestantes, crianças e idosos. “Nessas fases as pessoas estão mais sensíveis e expostas a riscos”. Cristiane comenta que pesquisas registraram casos de mulheres que perderam os filhos ainda grávidas por causa do vírus. Outro exemplo constatado foi o de crianças que nasceram com insuficiência respiratória.

Índices e Tipos
A última confirmação de infectados pelo vírus da dengue na cidade foi em junho. Até o momento são 1440 casos registrados e a atenção se dobra devido as condições climáticas.

Os agentes da dengue realizam mensalmente um levantamento que calcula o Índice de Infestação do Município (IIM). Em janeiro o resultado apontou que a cidade estava com 3,76% de infestação. No mês seguinte a porcentagem caiu para 2,04% e em março não chegou a 1%, ficando a 0,41%.

De acordo com o Ministério da Saúde o índice é aceitável até 1%, ultrapassando esse número a cidade fica em estado de emergência, considerando-se a existência de uma epidemia.

O levantamento de outubro indicou que o índice total em Ubiratã é de 0,86%. Porém, a agente da dengue, Verângela da Conceição Alves, informa que apesar de estar fora de uma epidemia, existem regiões que estão ultrapassando o IIM. O grande problema apontado é o centro que apresenta um índice de mais de 2%.

Até o momento Ubiratã registrou somente um tipo de vírus. No entanto, Cristiane comenta que nesse período de festas de final de ano e férias as pessoas viajam e podem importar novos vírus colocando a cidade em situação mais complicada.

Atenção
Borracharias, ferros velhos, cooperativas, cemitério e prédio central inativo somam 33 pontos estratégicos. Esses locais apresentam maiores condições para a reprodução do mosquito Aedes. Então, a cada 15 dias e após as chuvas a equipe de agentes da dengue vistoriam os locais com a finalidade de eliminar possíveis criadouros.

A secretaria de Saúde está notificando os lugares que estão possibilitando a proliferação do mosquito da dengue. Não regularizando a situação, os notificados ou reincidentes são encaminhados para o Ministério Público que está tomando as devidas providências.

Sintomas
Se após os sintomas de dengue clássica a pessoa estiver com sintomas como dores na barriga, vômito hemorrágico, pressão baixa, falta de ar, suadeira, tontura constante, extremidades frias e azuladas ou sangue nas fezes e urina é indicado que procure um médico urgente. Apresentando qualquer dessas situações a pessoa pode estar com dengue hemorrágica.

Data de Publicação: 05/12/2007

Mais de 70 funcionários participaram do encontro Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Mais de 70 funcion?rios participaram do encontro

 Galeria de Fotos

 Veja Também