X

EDUCA??O

400 se formam no projeto Alfa e PR Alfabetizado


Ouvir matéria

Depois de oito meses de estudo, agora são mais 400 ubiratanenses que saem do analfabetismo e passam a ler e escrever. Na noite de sexta-feira (5), a secretaria de Educação e Cultura de Ubiratã realizou a formatura de 17 turmas dos projetos Alfa e Paraná Alfabetizado. A solenidade aconteceu na associação Arcapu Urbana e reuniu entre os presentes diversas autoridades municipais, representantes do Núcleo Regional de Educação de Goioerê (NRE) e diretores das escolas municipais e estaduais.

No discurso, o secretário de Educação e Cultura, Sebastião Osmar Beraldo, comentou a felicidade em estar formando tantas pessoas. “Com o trabalho estamos ajudando a combater o analfabetismo na cidade e ainda oferecendo a perspectiva de uma nova vida, mais digna e sem constrangimentos”, disse.

O vice-prefeito, Orlando Vieira Filho, considera que a formação é o primeiro passo para que a busca pelo conhecimento não pare. “Que a conclusão desta etapa seja motivo para a continuidade dos estudos”.

A chefe do NRE, Neide Sena, enalteceu o empenho da administração municipal para acabar com o analfabetismo. “O incentivo que é dado através do prefeito e da secretaria de Educação é exemplo na região e no Estado. Bom seria se todos tivessem a mesma consciência e elaborassem projetos bem sucedidos como o de Ubiratã. É sempre um prazer vir para a cidade acompanhar as atividades que são desenvolvidas”, enfatiza.

Após os pronunciamentos foi a vez dos alunos receberem os certificados e participarem do sorteio da bolsa de R$ 50 referente ao mês de fevereiro. Como acontece mensalmente, os alunos que mantêm a freqüência escolar concorrem ao prêmio.

Além disso, foi sorteada uma carta escrita pelos alunos. Para participar do sorteio o estudante deveria ter no mínimo 75% de presença nas aulas e escrever o que gostaria de ganhar até R$ 1.500. A carta premiada foi do senhor João Cardonha, morador da Vila Recife, que tinha como alfabetizadora, Andréia Márcia de Souza.

Na mesma oportunidade, foram realizadas apresentações e exposição de trabalhos produzidos durante os programas. Ubiratã é uma das cidades superaração, que têm até 2010 para acabar com os índices de analfabetismo.

Data de Publicação: 13/03/2008

Autor da carta ganhadora lê a produção para formandos Crédito: Odair Roberto/ O Vale
Legenda: Autor da carta ganhadora l? a produ??o para formandos

 Galeria de Fotos

 Veja Também