X

SA?DE

Comit? de Combate ? Dengue avalia atividades


Ouvir matéria

Como de costume, a cada dois meses, os membros do Comitê Municipal de Combate à Dengue se reúnem para discutir a situação da doença em Ubiratã. Às 18 horas, de sexta-feira (14), a reunião aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) e teve como assunto principal a avaliação do arrastão realizado em janeiro.

Apesar do tempo, os participantes levantaram observações como a falta de comprometimento de alguns voluntários e a quantidade de criadouros encontrados. O representante do Lions Clube, Edgar Motoyama, destacou que em algumas regiões a quantidade de lixo recolhido assustou. “No JK e no Jardim Petrica, onde ficamos responsáveis, era muito lixo e objetos que acumulam água”, conta.

O presidente do Comitê, Márcio José Cardoso, observou que as pessoas que têm a larva em casa nunca assume a culpa. “Portanto, precisamos fazer com que se conscientizem”, declara.

Com o debate, os presentes questionaram o secretário de Saúde, Edmund Behrend, e equipe da secretaria sobre o que estão realizando na cidade. Além de falar sobre as notificações, foram apresentadas outras ações como a limpeza do bosque, o constante trabalho de conscientização, a formação dos agentes mirins de combate à dengue, entre outros.

A professora, Silvana Pereira Victor, salientou que a implantação da multa para casas e empresas com focos do mosquito da dengue é uma boa estratégia para solucionar o problema. “Tem que multar mesmo. Quando doer no bolso, a pessoa começa a se preocupar mais e manter seu quintal limpo”, exclama.

Para a chefe da divisão da Saúde e enfermeira, Cristiane Pantaleão, o trabalho que é realizado em Ubiratã deve permanecer por, no mínimo, 10 anos. Segundo ela, a função do Comitê junto à secretaria de Saúde é encontrar novas alternativas de chamar a atenção da população para o cuidado constante. “A minimização do problema em um ano foi considerável, no entanto, só diminuíram o número de infectados a quantidade de larvas e mosquitos pela cidade é assustadora. Para o controle total, comprometimento e ajuda da população são fundamentais”, completa.

Data de Publicação: 25/03/2008

Diversos segmentos da sociedade discutiram o problema Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Diversos segmentos da sociedade discutiram o problema

 Galeria de Fotos

 Veja Também