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Finan?as realizou Gest?o Compartilhada deste m?s


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Este mês os funcionários da prefeitura conheceram um pouco da estrutura funcional da secretaria de Finanças. A explanação aconteceu na manhã de segunda-feira (5), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU), em mais uma reunião Gestão Compartilhada.

Entre algumas atribuições da secretaria está a elaboração do planejamento municipal, Plano Plurianual, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), prestação de contas, realização de audiências públicas e projetos de financiamentos.

O departamento de tributação presta uma média de 40 atendimentos diários e já emitiu somente neste ano aproximadamente 700 certidões. Do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), foram feitas 176 guias que geraram uma arrecadação de R$ 147 mil.

A equipe do empenho recebe os documentos das despesas públicas, emitem ordem de pagamentos, consulta e gera relatórios dos credores. Já a tesouraria realiza atendimento no caixa para recebimento de tributos, pagamento de credores, repasses estaduais e federais, depósitos e transferências bancários, emissão de cheques e controle de contas da administração.

A divisão de contabilidade faz o fechamento de balancetes mensais, acompanhamento das entidades nas subvenções sociais, incluindo prestações de contas e orientações de utilização do recurso, entre outros.

O secretário de Finanças, Paulo Moura, destacou que para muitas atividades da prefeitura é necessário que o departamento esteja em ordem. Caso contrário, são bloqueadas. “Através da secretaria apuramos as informações imprescindíveis para a dinâmica, equilíbrio, planejamento, solidez e transparência das contas do município”, completa.

IPTU
Na reunião foram apresentados alguns números referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Neste ano foram emitidos 7,5 mil manuais e boletos. Ao todo foram lançados R$ 1.109.297 e arrecadado R$ 417.289, o que representa o recebimento de cerca de 38% da taxa.

No ano passado foram atendidas 1300 isenções do imposto. Enquanto isso, um resultado parcial indica que o número está em 1080.

No encerramento da reunião, o prefeito, Fábio D’Alécio, anunciou a conquista da Creche Escola e apresentou um relatório de obras e investimentos oferecidos pelo deputado federal, Hermes “Frangão” Parcianello.

Data de Publicação: 07/05/2008

Reuniões esclarecem atuação de cada departamento Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Reuni?es esclarecem atua??o de cada departamento

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