X

EMPREGO E RENDA

Escola Profissionalizante ? inaugurada e come?a funcionar


Ouvir matéria

O emprego a partir de duas óticas: a vaga disponível que não tem o profissional capacitado e o profissional que não encontra vaga no mercado. São os problemas detectados pela administração municipal de Ubiratã e fez com que criassem um projeto para resolver essa deficiência. Com base nisso, o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, inaugurou em parceria com o Provopar ubiratanense a Escola Profissionalizante, na tarde desta segunda-feira (26).

A partir desta semana a população tem a Escola como um aliado. Através dela, serão ofertados cursos profissionalizantes que objetivam a qualificação para inserção no mercado de trabalho. A novidade inicia com turmas que funcionarão durante todo o dia e traz uma nova perspectiva para os ubiratanenses.

Na solenidade de inauguração a presidente do Provopar e primeira-dama, Luciane D’Alécio, ressaltou que o aperfeiçoamento profissional se tornou imprescindível. “Atualmente, quem procura meios de aprimoramento está também aprendendo a se relacionar melhor, fazer novas amizades e encontra caminhos promissores. Edificar pessoas é o nosso objetivo, porque isso é muito importante”, frisou.

O prefeito, Fábio D’Alécio, disse que ao assumir a administração do município firmou um compromisso com o futuro de Ubiratã e das sugestões da população surgiram muitas idéias que direcionam o atual plano de governo. “Esse novo projeto veio da brilhante idéia colocada pelo Pedro Marafon, o que nos fez olhar diferente ao assunto. Unimos isso a entidades de cunho não governamental que visam promover as pessoas, tirando elas da exclusão social e incluindo-as na sociedade”, discursou.

Estão envolvidos no projeto as secretarias de Ação Social, do Desenvolvimento Econômico e o Provopar. O trabalho, conforme destaca a secretária de Ação Social, Elcia Godinho, marca um momento importante para a nova história que o município vem escrevendo.

Na mesma oportunidade, o vice-prefeito e secretário do Desenvolvimento Econômico, Orlando Vieira Filho, informou que desde o começo da gestão já foram beneficiadas mais de mil pessoas com cursos oferecidos pela prefeitura.

Cursos
Fábio acrescentou que a proposta é levar Ubiratã um passo a frente com a novidade. A Escola Profissionalizante será um espaço destinado para a realização de cursos. Ela começa oferecendo cursos de costura industrial, informática, manicure, pedicure e cabeleireiro.

As inscrições para o curso de costura foram feitas na Agência do Trabalhador antes da inauguração e as turmas já estão montadas. A Escola do Futuro que funcionava na Escola Municipal Antonio Lacerda Braga agora atenderá no mesmo espaço dos outros cursos, assim como as aulas de manicure e pedicure que funcionavam no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Parcerias
Para a ativação do projeto foram firmadas parcerias. Uma delas é com a Escola Comunitária e o Centro de Iniciação Profissional (CIP) de Campo Mourão. As entidades vão disponibilizar instrutor, acompanharão as aulas e farão a certificação dos alunos do curso de costura.

De encontro a proposta da Escola Profissionalizante outra parceria é com o Sebrae que apresentou recentemente um projeto de profissionalização das facções. O trabalho, conforme explicam os consultores, pretende tornar as facções, empresas sustentáveis e competitivas.

Data de Publicação: 27/05/2008

Prefeito e esposa juntamente com vice e esposa descerraram a fita inaugural Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Prefeito e esposa juntamente com vice e esposa descerraram a fita inaugural

 Galeria de Fotos

 Veja Também