X

SA?DE

Programa de combate ao tabagismo mostra resultados


Ouvir matéria

Ubiratã está contando há quase três meses com o programa de combate ao tabagismo. A ação é pioneira em toda a região da Comcam e já colhe bons resultados. Passado esse tempo, o grupo que iniciou com 16 integrantes conseguiu fazer nove pessoas pararem de fumar.

Algumas pararam sem medicamento, como é o caso da técnica em higiene dental, Maria Ilda da Silva. Ela que foi fumante por 25 anos deixou o cigarro de lado há dois meses e faz questão de lembrar da data. “Dia 14 de junho completou os dois meses. Parei de fumar nos primeiros encontros, ainda quando só conversávamos. Comecei tomar remédio tem uns 15 dias por problema emocional”, conta.

A médica, Kátia Milani, explica que casos como o de Maria é normal, portanto a prescrição de medicamentos ajuda no controle dos problemas. Nesta quinta-feira (26), aconteceu a entrega da segunda remessa de medicamento para os participantes.

Dos nove que pararam, dois deixaram o cigarro sem o uso de nenhum medicamento. Os profissionais que dão suporte para o programa – médica, enfermeira, psicóloga e farmacêutica – continuam fazendo os encontros de acompanhamento.

O resultado alcançado está agradando todo mundo, principalmente os responsáveis pelas atividades. Kátia avalia que uma pessoa deixando o vício já é positivo, mas o resultado apresentado serviu de estimulo para todos os envolvidos.

Maria Ilda considera a ação “maravilhosa”. “É uma benção. Se não fosse isso não conseguiria me livrar do vício”, pontua.

Em decorrência do sucesso apresentado muitos ubiratanenses já estão procurando se informar quando começa o novo grupo. A farmacêutica, Magali Lemes Lopes, e a psicóloga, Michelle Abdo Cassin, comentam que alguns nomes já estão na fila de espera.

Michelle salienta que o objetivo é fazer as pessoas pararem de fumar sem medicamento e a motivação, a conversa e a troca de experiências tem sido o melhor remédio para o programa.

Data de Publicação: 27/06/2008

Equipe entrega remédios e passa orientações Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Equipe entrega rem?dios e passa orienta?es

 Galeria de Fotos

 Veja Também