X

LAZER

Acrenbu realizou Undokai no final de semana


Ouvir matéria

No ano de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil a Associação Cultural e Recreativa Nipo Brasileira de Ubiratã (Acrenbu) completou o 46º ano de Undokai na cidade. Traduzindo, “undokai” significa gincana.

A gincana aconteceu no domingo passado, dia 13, e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas entre descendentes e convidados. As atividades realizadas no Undokai são feitas para todas as faixas etárias.

Nesta edição algumas brincadeiras foram cabo de guerra, bate lata com os olhos vendados e viagem à Maringá – “nessa as pessoas têm que completar o nome de todas as cidades da região até chegar em Maringá. Quem chegar primeiro vence”, explica o presidente da Acrenbu, Hideo Saijo.

Hideo acrescenta que o evento é realizado anualmente e reúne todos os descendentes da colônia nipônica que reside em Ubiratã como forma de confraternização. “Essa é uma tradição de toda a colônia, várias outras cidades realizam o undokai”, completa.

A gincana aconteceu durante todo o dia e na hora do almoço aconteceu o obento – refeição, na qual, cada participante leva um prato de sua preferência e todos se alimentam juntos. Hideo aponta que essa é uma prática comum e que também permanece como tradição da cultura japonesa.

O secretário e Esporte e Lazer de Ubiratã, Nicanor Kimura, que também é descendente participa do evento todos os anos e salienta que é importante a promoção para preservar a cultura e manter um saudável relacionamento com toda a comunidade.

Data de Publicação: 18/07/2008

Cabo de guerra foi uma das atividades Crédito: Divulga??o
Legenda: Cabo de guerra foi uma das atividades

 Galeria de Fotos

 Veja Também