X

SA?DE

Coleta de sangue acontece neste domingo


Ouvir matéria

Doar sangue não dói, é fácil, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. Sempre tem alguém esperando sua doação. Por isso, neste domingo (28) não cruze os braços e vá até a secretaria de Saúde de Ubiratã doar sangue. O ônibus da unidade de Campo Mourão do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), estará na cidade das 9 às 16 horas, fazendo a coleta. A meta é conseguir no mínimo 40 bolsas.

As condições básicas para quem quer ser um doador é ter entre 18 e 65 anos, mais de 52 quilos, sentir-se bem e apresentar documento com foto e válido em todo o território nacional.

As recomendações para o dia da doação são: ir bem alimentado, repousar no mínimo seis horas na noite anterior à doação, evitar fumar pelo menos duas horas antes, evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes de coletarem o sangue.

No entanto, não podem doar as pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, estão gripadas nos últimos sete dias, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, usuários de drogas e que estão fazendo uso de medicamento. Quem tem problemas cardíacos, convulsões, diabetes e problemas renais também não podem ser doadores.

O secretário de Saúde, Edmund Behrend, salienta que não existe nada que substitua o sangue. “Ele é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio para cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar da coagulação”, explica.

O sangue doado é separado em diferentes componentes, assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma coleta. A assessora administrativa da secretaria da Saúde, Luciana Sekine, pondera que a quantidade coletada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata após a doação.

Data de Publicação: 26/09/2008

Meta é conseguir mínimo de 40 bolsas Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Meta ? conseguir m?nimo de 40 bolsas

 Galeria de Fotos

 Veja Também