X

EDUCA??O

Reuni?o destaca participa??o dos pais na escola


Ouvir matéria

Mais do que preparar professores e alunos, a secretaria da Educação e Cultura de Ubiratã também quer orientar os pais. Na noite de terça-feira (7), os pais que têm filhos estudando no pré-escolar, 1º e 2º anos participaram no Anfiteatro Carlos Gomes de um encontro que objetiva a inserção da família no ambiente escolar.

A pedagoga do Sistema Educacional UniBrasil (SEU), Elidete Holfius, palestrou aos presentes sobre a importância dos pais participarem da vida escolar dos filhos. A reunião faz parte do trabalho de complementação do material que os pais recebem para usar com os filhos.

Conforme conta a responsável pela secretaria da Educação e Cultura, Jane Cristina de Lima, a cada seis meses uma nova cartilha é entregue aos pais. “Esse material serve de apoio e auxilia em casa com orientações que são importantes para toda a família”, avalia.

Entre os pontos discutidos Elidete explicou o significado de ser pai e mãe e reforçou que o comportamento dos filhos é reflexo da educação em casa. “Os pais precisam saber estabelecer limites para as crianças. Saber dar liberdade, mas não permitir que os filhos façam tudo, porque viver em sociedade não significa fazer o que se quer. Enquanto pais, precisamos manter uma relação de cumplicidade e repassar os direitos e deveres de cada um”, enfatiza.

Jane acrescenta que o encontro tem como foco criar o hábito dos pais acompanharem o desempenho escolar dos filhos. “Começando esse processo desde o início da alfabetização, como temos proposto, as crianças só têm a ganhar”, completa.

A palestrante aproveitou a oportunidade para fazer dinâmicas de interação e no final os pais tiveram a oportunidade opinar sobre o resultado da reunião. As opiniões não foram identificadas para que os participantes pudessem se sentir livres.

Depoimentos
“Foi muito proveitosa a reunião. Foi uma lição de vida para nós, gostaríamos de assistir mais vezes”

“Foi um prazer participar desta reunião que foi muito importante para que eu possa tomar novas atitudes na vida”

“De todas as palestras que fui essa foi a que mais gostei. Ela foi muito importante para mim”

“Eu adorei porque contribui com o meu conhecimento e para ensinar mais as minhas crianças”

“Gostei de participar, pois aprendi mais e vou poder ajudar a ter atitudes e tomar atitudes e decisões com meus filhos”

“Eu gostei porque foi bem descontraído e ao mesmo tempo educativo”

Data de Publicação: 09/10/2008

No final pais puderam avaliar encontro Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: No final pais puderam avaliar encontro

 Galeria de Fotos

 Veja Também