X

CULTURA

Ubiratanense retrata pessoas em desenhos


Ouvir matéria

Quem observa o olhar azulado, meio tímido no começo, não imagina o que as mãos são capazes de transformar. Com os trabalhos escolares, Juliana Matos Mariano, foi adquirindo a experiência de retratar as pessoas através do desenho. Há tanto tempo tem produzido desenhos que já nem lembra em que ponto considera o início.

Hoje, aos 18 anos, a jovem mostra uma nítida evolução nos traços, resultado da procura constante pelo amadurecimento de seu trabalho. Ela lembra que em 2005 fez um curso por correspondência. “Foi uma experiência que valeu principalmente pelo conteúdo teórico”, relata.

Mas é com a prática que o aperfeiçoamento foi surgindo. Juliana considera que neste ano tem apresentado a maior evolução. “Quando comecei era tudo muito primário, não levava a sério, com o tempo minha mentalidade foi mudando e fui me apegando aos detalhes”.

A notoriedade do seu trabalho começou ser reconhecida na própria escola. Formada no Colégio Estadual Carlos Gomes, no ano passado, a divulgação começou no “boca a boca” pelos corredores da instituição e foi gerando encomendas tanto dos admiradores das produções, como daqueles que precisavam apresentar trabalhos.

Tamanha é a expressividade das obras de Juliana, que ela participou do Fera em 2005 e 2006 expondo seus desenhos. Oportunidade na qual aprovou. “Gostei da experiência. Lá tive a chance de conhecer diversos trabalhos, cada um tinha seu valor e as características eram bem diferentes”, analisa.

A ubiratanense utiliza várias técnicas, mas a que prefere é a linha artística e tem o preto e branco como marca mais presente. Aplicar a cor ainda está sendo uma busca da artista. A especialidade é a reprodução de pessoas e rostos, tanto que ao iniciar um desenho o formato do rosto é o ponto principal para o desenrolar das obras.

Portanto, a artista diz que a pesquisa é item indispensável. “Através dela conhecemos quais os recursos que outros pintores utilizaram ao longo da história da arte. O estudo dá a chance de experimentar novidades e quem sabe incluir no que faço, criando uma nova técnica”, atenta.

O estudo possibilitou que Juliana conhecesse artistas que hoje são tidos como referência. Rômulo Coutinho é um dos citados pela jovem. O outro é Hermes Tadeu, brasileiro que tem muitos trabalhos conhecidos fora do país.

Entre os planos, a arte de desenhar – que ela considera um dom – está em primeiro plano. “Quero antes de tudo entrar para a faculdade de artes visuais, depois pretendo abrir um ateliê próprio e divulgar mais o que faço”.

Apesar dos sonhos, Juliana que mora na região do Bosque, salienta que não é fácil realizar todos os desejos, principalmente, quando se fala em arte. “O artista não é reconhecido e nem sempre tem o espaço que merece. Às vezes tem que sair do país para conseguir o sucesso e sobreviver daquilo que realmente gosta”, explica.

Dos projetos que almeja Juliana adianta que está começando a aplicar trabalhos em tela e para isso está utilizando uma técnica pessoal em que as cores também aparecem.

Encomendas
Juliana já atendeu uma série de encomendas e vários desenhos estão guardados no acervo particular. Tudo é feito em casa e com o máximo de cuidado. A artista comenta que quem se interessar pelo trabalho ela aceita encomendas. As reproduções são feitas em tamanho 29x21cm (A4) e 42x29cm (A3). Para os desenhos ela usa somente uma foto como referência e os contatos podem ser feitos pelo telefone: (44) 9968-0771.

Rosiane Tunusci, é uma das pessoas que encomendou o serviço da artista ubiratanense. “Pedi que ela fizesse minha filha. Ficou incrível, é muito lindo o resultado”, aprova e recomenda.

Data de Publicação: 29/10/2008

Filha de Rosiane e desenho de ator feitos por Juliana Crédito: Reprodu??o
Legenda: Filha de Rosiane e desenho de ator feitos por Juliana

 Galeria de Fotos

 Veja Também