X

SA?DE

Agentes comunit?rios relatam experi?ncias


Ouvir matéria

Acontece durante todo o dia de hoje (30) a I Mostra Municipal do Programa Saúde da Família (PSF). Idealizado pelas enfermeiras, Alexandra Urnau e Cristiane Pantaleão, o evento é a oportunidade dos agentes comunitários apresentarem as experiências vividas nos Postos de Saúde e também explicar o funcionamento do programa.

Pela manhã, estudantes e ubiratanenses já compareceram no Anfiteatro Carlos Gomes para conferir o que está exposto. São 13 trabalhos elaborados pelos agentes que abordam a explicação do assunto principal, objetivo da atividade realizada, metodologia aplicada, depoimentos, resultados alcançados e em alguns casos apontam recomendações.

Segundo Alexandra, a expectativa em relação às produções foi superada. “A maioria de nossos agentes têm somente o ensino médio e a qualidade dos trabalhos foi surpreendente. O modo como trataram os assuntos e como esclarecem as dúvidas dos visitantes é compensador”, avalia.

No período da tarde a Mostra continua e para às 19 horas, está programada a interpretação de um teatro, apresentação do funcionamento do Programa Saúde da Família no município e encerramento.

Ubiratã conta atualmente com cinco equipes do programa que estão espalhados por toda a cidade. Entre as experiências em apresentação estão os resultados da caminhada com hipertensos e diabéticos, tratamento de tuberculose, acompanhamento de pré-natal e conscientização da amamentação para mulheres presas.

Com o objetivo de divulgar o trabalho realizado, estaremos contando a cada semana (a partir da próxima semana) um pouco mais sobre as experiências.

O secretário de Saúde, Edmund Behrend, comenta que a secretaria tem buscado meios para se aprimorar e aproximar da população da equipe, por isso a Mostra Municipal do PSF foi implantada.

Data de Publicação: 30/10/2008

Alguns visitantes tomaram nota das explicações Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Alguns visitantes tomaram nota das explica?es

 Galeria de Fotos

 Veja Também