X

SA?DE

Agentes acompanham paciente com tuberculose


Ouvir matéria

Aproveitando que segunda-feira (17), é dia Nacional de Combate à Tuberculose começamos a série de reportagens sobre o trabalho dos agentes comunitários de Saúde de Ubiratã alertando sobre o problema e apresentando o que realizam no município.

Uma das experiências relatadas durante a I Mostra Municipal do Programa Saúde da Família (PSF) foi a de acompanhamento de paciente com tuberculose. O agente comunitário, Edson Pontarte Pereira, diz que a doença causa preocupação em Ubiratã, pois ainda há pessoas resistentes ao tratamento.

Durante a Mostra, que aconteceu em 30 de outubro, o caso de uma paciente que (por motivos éticos o nome não foi divulgado) contraiu o vírus causador da tuberculose em 1990 e iniciou o tratamento. Por não seguir as prescrições médicas até o fim, a doença persistiu retornando em 2002 e 2006. “A reincidência fez com que o vírus retornasse ainda mais forte e isso colocou em risco a saúde da paciente e dos familiares”, explica Edson.

Com o objetivo de alcançar resultado com o tratamento os agentes comunitários identificaram a necessidade de estimular o uso regular dos medicamentos. Por isso, realizaram visitas diárias à paciente orientando-a sobre como evitar a transmissão, destacando a importância de fazer os exames durante o tratamento, se alimentar bem e cuidar da higiene tanto pessoal, quanto da casa.

Do trabalho já se observam resultados, o principal, conforme argumenta o agente comunitário é o de que a paciente aderiu ao tratamento e está tomando os remédios regularmente. “As orientações estão sendo seguidas e conseguimos fazer ela adotar hábitos saudáveis. O peso foi controlado, o aspecto físico e psicológico melhoraram, a respiração e o cansaço diminuíram e os exames mostram bons resultados”, comemora.

A paciente está concluindo o tratamento e conta que com a ajuda do agente tomou consciência da gravidade da doença. “Eu consegui ver que estava pondo em risco a saúde da minha família graças ao trabalho do agente, ele me convenceu a fazer o tratamento e estou bem melhor”, comenta.

De acordo a enfermeira e idealizadora da Mostra Municipal do PSF, Alexandra Urnau, o resultado apresentado mostra a eficiência e a importância da colaboração dos agentes nas atividades da saúde pública em Ubiratã.

Data de Publicação: 14/11/2008

Agente durante entrega de medicamento Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Agente durante entrega de medicamento

 Galeria de Fotos

 Veja Também