X

SA?DE

Projetos recebem palestra sobre sa?de bucal


Ouvir matéria

Alertar as crianças sobre a saúde bucal é o que o dentista, Ricardo Eduardo Otaviano, começou a fazer esta semana nos projetos sociais mantidos pela prefeitura municipal. A primeira visita aconteceu nesta segunda-feira (16), no Curumim I, com palestra para a turma da manhã e da tarde.

A ação é resultado da parceria entre a secretaria da Saúde e Ação Social. Segundo a secretária da Saúde, Cristiane Pantaleão, a intenção é fazer a prevenção com as crianças e ensinar a cuidar corretamente da boca. “Se manterem um hábito diário de higiene eles vão estar evitando complicações futuras”, atenta.

Durante a palestra o dentista ressalta que ter uma saúde bucal não significa apenas possuir dentes perfeitos e gengivas saudáveis. Ele argumenta que problemas bucais refletem também em outras partes do corpo. “Se não cuidar da saúde da boca podem acontecer problemas que afetam o coração, o pulmão, causam câncer, diabetes, entre outros. Até mesmo quando a mulher está grávida é preciso ter um acompanhamento”, explica.

Entre outras questões abordadas, Ricardo explica o processo de formação dos dentes, quantidade que cada pessoa deve ter, o desenvolvimento da cárie, a maneira correta da escovação e o tipo ideal de escova. Ainda faz parte palestra os sintomas e as diversas doenças que são desencadeadas pelo não cuidado com a boca.

Após as explicações os participantes tiram dúvidas e recebem um kit com escova de dente e creme dental para fazer a higienização. Cristiane salienta que pretende futuramente firmar parceria com a secretaria da Educação e Cultura e atender todas as escolas com o mesmo trabalho.

Na próxima quarta-feira (18) o encontro será no Curumim II (Yolanda) e na quinta-feira (19) no Serviço de Obras Sociais Cícero Nuto Figueiredo (S.O.S).

Data de Publicação: 16/02/2009

Após palestra alunos recebem kits com escova e creme dental Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Ap?s palestra alunos recebem kits com escova e creme dental

 Galeria de Fotos

 Veja Também