X

MEIO AMBIENTE

Viveiro aumenta capacidade de produ??o


Ouvir matéria

A estufa do viveiro municipal que antes tinha capacidade para abrigar 15 mil mudas, pode produzir agora até 55 mil. A ampliação do espaço é uma das ações mais recentes feitas pela secretaria do Desenvolvimento Econômico para atender as necessidades de Ubiratã.

Outra melhoria realizada no viveiro foi a implantação de um novo sistema de irrigação. De acordo com o chefe da divisão do Meio Ambiente, Izaltino Di Martini, a medida torna o trabalho mais econômico e a eficiência é a mesma do método utilizado anteriormente.

Hoje estão disponíveis aproximadamente 10 mil mudas para o produtor rural que precisa fazer o plantio da mata ciliar. Além disso, a divisão está produzindo outras 28 mil mudas nativas que serão utilizadas para a mesma finalidade e algumas espécies ornamentais para plantio em área urbana.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Geraldo José dos Santos, salienta que a implantação da mata ciliar é uma exigência baseada na lei. “Todo agricultor precisa destinar uma porcentagem de sua propriedade para o plantio e nós atuamos com a função de fornecer as mudas para a regularização da situação”, afirma.

A secretaria atua como parceira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e todos os meses encaminha um relatório ao órgão com informações da quantidade de mudas distribuídas e para quem foram destinadas. Após a plantação das mudas a equipe da divisão ainda faz um acompanhamento nas áreas.

Izaltino pondera que não basta marcar a região que precisa ser reflorestada, é preciso plantar e cultivar até a árvore se tornar independente. “Muitos agricultores deixaram de cultivar na área e não plantaram as mudas. No entanto, é necessário que se atentem na necessidade da arborização. São inúmeros os casos desse tipo no município”, comenta.

Flores
Geraldo acrescenta que no próximo mês será iniciada no viveiro municipal a produção de flores. A expectativa é de que a substituição das flores nos canteiros centrais no inverno já receba a produção da secretaria. A intenção é produzir três espécies nessa etapa. Para o trabalho já está prevista a ampliação da estufa antiga para comportar a novidade.

Data de Publicação: 26/03/2009

Prefeito visita instalações com secretário e chefe da divisão Crédito: Dayr Dias Neto
Legenda: Prefeito visita instala?es com secret?rio e chefe da divis?o

 Galeria de Fotos

 Veja Também