X

GABINETE

F?bio D"Al?cio lan?a PEDU e apresenta metas


Ouvir matéria

O desafio foi lançado oficialmente e o governo municipal reafirma o comprometimento em trabalhar para Ubiratã crescer. Na noite desta quinta-feira (23) o prefeito, Fábio D’Alécio, sancionou a lei que institui o Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de Ubiratã (PEDU).

Dividido em seis eixos centrais e com investimentos de R$ 36 milhões, fazem partem do PEDU ações que nortearão o trabalho da prefeitura até 2012. Para estabelecer as metas, foram discutidos por cerca de 40 dias com diversos segmentos da sociedade ubiratanense as prioridades e os rumos que o município deve tomar.

Durante o lançamento o prefeito apresentou os itens que fazem parte do planejamento e as maneiras com que os recursos vão ser conquistados e administrados. Conforme explica Fábio, todas as ações são voltadas para o desenvolvimento do município. “Chega um momento que precisamos mudar a rota das coisas e nesse caso é para melhorar ainda mais. Não só pensamos no que precisamos, mas também nas formas como poderemos conseguir o que foi estabelecido”, diz.

Para a realização das obras elencadas no PEDU serão firmadas novas parcerias com os governos Estadual e Federal, Paraná Urbano, Secretaria do Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Detran Paraná, Sanepar, Bndes, Previdência Social e deputados. Além da verba destinada por esses setores, o prefeito também criou o Fundo de Desenvolvimento de Ubiratã (FDU) que auxiliará na execução das metas.

O evento contou com a participação de 600 pessoas entre elas os prefeitos de Campo Mourão, Nelson Tureck, Campina da Lagoa, Célia Cabrera, Mamborê, Henrique Sanches e de Altamira do Paraná, João Paulo Klipe. Também prestigiou o lançamento o superintendente da Caixa, Fábio Carnelós, e os chefes de núcleos regionais de organizações do governo do Paraná.

Conselho Gestor
No decreto que cria o FDU também foram nomeados os integrantes responsáveis pela gestão do planejamento. Na presidência está o prefeito municipal, como vice ficou o presidente da Câmara, Haroldo Fernandes Duarte “Baco”, e na sequência os secretários municipais.

FDU
No Fundo do Desenvolvimento de Ubiratã são reunidos parte dos recursos financeiros necessários para a execução das metas planejadas. As fontes que possibilitarão a junção dos recursos vêm do recebimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa de iluminação pública, contribuição de melhoria, recursos próprios, entre outros.

Eixos centrais
Os eixos contemplados no PEDU são infraestrutura, rede de atenção social, paisagismo e urbanismo, veículos e equipamentos, esporte e lazer, e estrutura administrativa. Através das divisões todas as áreas do município vão receber cuidados.

Data de Publicação: 24/04/2009

Prefeito assina lei que cria o planejamento Crédito: Dayr Dias Neto
Legenda: Prefeito assina lei que cria o planejamento

 Galeria de Fotos

 Veja Também