X

DESENVOLVIMENTO ECON?MICO

Emprego em Ubirat? cresceu 2% no trimestre


Ouvir matéria

De janeiro a março Ubiratã teve um aumento de 2,02% na geração de emprego. A porcentagem é resultado do levantamento apresentado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Para o cálculo é levado em conta o número de admissões e demissões do período.

No início do ano existiam 2.182 pessoas ocupando uma vaga no comércio. No trimestre foram admitidas 223 e demitidas 179. Conforme explica o gerente da Agência do Trabalhador, Joaquim “Baiano” dos Santos, parte dos números de demissões contabilizados são de atendimentos prestados a pessoas de outras cidades. “Como efetuamos o processo de seguro desemprego de moradores de Campina da Lagoa, Juranda e também Cascavel no período o registro fica como se a demissão tivesse acontecido no município”, expõe.

Se não fossem os processos realizados para o público da região o índice de crescimento seria maior do que o apresentado. Segundo o gerente, a porcentagem estaria em torno de 6% e não como o verificado.

Crescimento
Ao contrário do que se discute no país, a crise econômica não tem afetado Ubiratã. De acordo com Joaquim “Baiano”, o comércio local está em plena ascensão. “São várias empresas se instalando no município e novas vagas estão sendo abertas. Os setores que mais empregaram no trimestre foram o da construção civil, comércio e produção industrial”, comenta.

O bom momento que Ubiratã vive pode ser comprovado com as contratações que foram realizadas este mês. Somente uma empresa que está se instalando abriu 20 vagas. Na visão do prefeito, Fábio D’Alécio, se o período fosse ruim as empresas de fora não estariam trazendo serviços para o município.

O prefeito argumenta que a política do crescimento é a que tem guiado todas as decisões da administração municipal. Por isso, uma das medidas adotadas é a do incentivo de instalação de indústrias que possam gerar renda e emprego para os ubiratanenses.

Data de Publicação: 28/04/2009

Dados são referentes aos processos realizados na Agência do Trabalhador Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Dados s?o referentes aos processos realizados na Ag?ncia do Trabalhador

 Galeria de Fotos

 Veja Também