X

TRANSPAR?NCIA

A?es da sa?de s?o apresentadas na C?mara


Ouvir matéria

A convite dos vereadores a secretária da Saúde, Cristiane Pantaleão, participou na noite de terça-feira (28) da reunião ordinária para apresentar as ações que são desenvolvidas pelo departamento. Segundo o presidente da Câmara, Haroldo Fernandes Duarte “Baco”, todos os secretários estão recebendo a solicitação para que explanem o que estão fazendo. “Essa é a forma da população e nós do legislativo sabermos qual a situação de cada setor da prefeitura municipal”, explica.

Na apresentação foram mostrados os tipos e número de atendimentos prestado mensalmente, os profissionais que compõem a equipe, os projetos e objetivos da secretaria. Após do pronunciamento, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre as atividades disponibilizadas.

Exames
O vereador, João dos Santos Laurindo “João Perninha”, questionou sobre a demora de exames. A secretária explicou que existem dois tipos: os laboratoriais que são feitos imediatamente e o de alta complexidade que dependem da disponibilidade. “Normalmente os exames mais complexos não são feitos em Ubiratã e na maioria das vezes o aparelho é dividido entre os municípios da região. Existe situação em que 25 municípios precisam de exames, nesse caso depende do agendamento”, detalha.

Cirurgias
Ao perguntarem sobre a liberação de cirurgias, Cristiane destacou que hoje o Sistema Único de Saúde (SUS) faz o repasse para alguns tipos, porém o valor que pagam inviabiliza a realização. Por isso, os municípios estão estudando o que podem fazer para ajudar no custeio. No entanto, os depósitos para o fundo da saúde também diminuíram e isso ainda dificulta a tomada de decisão.

Médico
Outro ponto que a secretária lembrou é que há um mês foi regularizada a situação do posto de saúde da Vila Esperança. O município estava com dificuldade de encontrar um médico para atender a unidade e agora o serviço já foi normalizado.

Dengue
Como de praxe a dengue continua em pauta e os vereadores perguntaram qual a situação atual. Apesar de não ter nenhum caso de pessoa com o vírus, a secretária informou que o índice de infestação está elevado e que o problema está na cooperação da população. “Os munícipes já sabem o que deve ser feito, mas não fazem. Nossa função que é a de mobilizar, informar e alertar estamos fazendo periodicamente”, acrescenta.

Ao final todos os vereadores parabenizaram e agradeceram a participação da secretária. Os edis foram unânimes quando ressaltaram a importância da transparência existente na administração municipal.

Data de Publicação: 30/04/2009

Vereadores e comunidade acompanharam fala da secretária Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Vereadores e comunidade acompanharam fala da secret?ria

 Galeria de Fotos

 Veja Também