X

SA?DE

Secret?ria da Sa?de participa de congresso nacional


Ouvir matéria

Brasília sediou entre os dias 11 e 14 o XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VI Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. A secretária da Saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão, participou do evento e teve a oportunidade de fazer cursos, oficinas e assistir diversas palestras.

Os principais assuntos debatidos durante os congressos foram a aprovação da Emenda Constitucional 29 e a política que norteia o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Cristiane explica que a Emenda Constitucional 29 é uma ferramenta que assegura os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, com base nisso ocorreu um abaixo-assinado em favor da emenda.

Já no curso “ABC da Gestão de Saúde Municipal” conheceu a organização do SUS para que possa promover uma gestão mais eficiente e eficaz. Na palestra foram levados em consideração aspectos fundamentais como: custo e qualidade; o futuro da gestão da saúde diante dos custos crescentes e dos recursos escassos.

Para a secretária a oportunidade foi interessante, pois esclareceu dúvidas e fez entender melhor todo o Sistema. “Existe o repasse do SUS, no entanto o dinheiro tem destino certo. Não adianta querermos aplicar somente no que a população precisa, antes temos que atender a legislação que normatiza o sistema”, argumenta.

Outro ponto enfatizado por Cristiane é a possibilidade de dividir experiências com municípios de todo o país. “Podemos acompanhar vários projetos interessantes que pegamos como modelo, trouxe algumas ideias que em breve devemos colocar em prática. Ao contrário do que se imagina, o pessoal do Ministério da Saúde também se mostrou bem acessível e isso facilita o acesso para novas conquistas”, completa.

Data de Publicação: 22/05/2009

Cristiane avalia positivamente evento Crédito: Divulga??o
Legenda: Cristiane avalia positivamente evento

 Galeria de Fotos

 Veja Também