X

ESPORTE

Ubirat? realizar? 21 horas de atividade f?sica


Ouvir matéria

A secretaria do Esporte e Lazer está programando a ação esportiva mais longa da história de Ubiratã. Inscrita para participar do Dia do Desafio, que acontece na quarta-feira (27), a programação começará 0 horas e o término está previsto para às 21 horas do dia. Os detalhes foram debatidos em reunião nesta quinta-feira (21) com representantes das escolas municipais, estaduais e do distrito de Yolanda, coordenadores de Centros de Educação, Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) e projetos sociais.

Futsal, basquete, handebol, vôlei de areia e queima são as modalidades principais que poderão ter equipes inscritas para o evento. Mas também acontecerão sessões de alongamento e dança, por exemplo. A abertura oficial será exatamente às 0 horas do dia 27 e a intenção é envolver também as autoridades municipais. As atividades não serão realizadas somente na área urbana. A secretaria também está programando ações no distrito de Yolanda e na comunidade São João.

De acordo com o secretário do Esporte, Nicanor Kimura, as atividades serão concentradas no Ginásio de Esportes Tomaz Izidro de Lima. “Todas as pessoas podem participar e as equipes serão formadas por ambos os sexos e qualquer idade. No evento o que vale não é a competição, mas incentivar a prática de exercícios constantemente”, destaca.

No Dia do Desafio cada pessoa deve se exercitar pelo menos 15 minutos e após isso registrar a participação através de uma ligação gratuita para o 0800-643-6690. Quem não se direcionar ao Ginásio pode fazer atividade física em casa ou até no trabalho. Segundo o cronograma, cada escola será responsável por levar um grupo para o ginásio e os integrantes que permanecerem na instituição vão se exercitar no próprio estabelecimento.

O slogan da ação este ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Nesta edição, 295 municípios do Paraná estão inscritos e Ubiratã concorre com a cidade de Cuba. O representante do Sesc, Roberto Cardoso, comenta que a atividade de 2007 foi destaque. “A ação no estádio municipal teve repercussão em todo o Estado e com certeza a deste ano também será”, diz.

Curiosidade
O Dia do Desafio começou em 1983, no Canadá, em época de frio intenso e fortes nevascas. Devido as condições climáticas e o sedentarismo da população, eram registrados muitos casos de doenças, foi então que resolveram criar o evento. O objetivo era despertar nas pessoas o interesse pela prática de esporte e melhorar a qualidade de vida.

A ação é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio para mostrar que é necessário fazer exercícios físicos durante a semana, combinando com os afazeres diários. No Paraná a ação é realizada desde 1997. O município participou de quatro edições e perdeu somente em 2003.

Data de Publicação: 22/05/2009

Reunião aconteceu na secretaria da Educação Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Reuni?o aconteceu na secretaria da Educa??o

 Galeria de Fotos

 Veja Também