X

SA?DE

Popula??o ? alertada sobre perigos do cigarro


Ouvir matéria

O último dia do mês de maio, 31, é marcado mundialmente pela luta contra o tabaco. Devido a data a equipe do Posto de saúde São Joaquim realizou a reunião mensal com o grupo de hipertensos e diabéticos com apresentação de teatro e palestra abordando os malefícios que a substância pode causar ao ser humano.

Foi parodiando a história dos três porquinhos que os agentes comunitários da saúde conseguiram colocar de forma irreverente em discussão um assunto considerado sério. O lobo que seria o grande vilão de toda a trama acabou sendo o prejudicado. Por causa do uso do cigarro não tinha força para derrubar nem a casa de palha como seria na história original. No fim o animal foi ajudado pelos porcos e por um agente da saúde.

A agente, Claunice Dias Damasceno, expôs durante o encontro dados preocupantes. Segundo pesquisa que desenvolveram foi constatado que um cigarro contém em média 4 mil substâncias tóxicas. “Das substâncias existentes foi comprovado que mais de 40 causam câncer. O câncer de pulmão e as doenças cardiovasculares, por exemplo, são as principais causas de morte devido o cigarro”, informou.

Entre outros pontos elencados pela agente comunitário da saúde estão os casos de morte inesperada de crianças e os riscos que os fumantes passivos (não fumantes) também sofrem por conviver com fumantes ativos. Depois que uma pessoa deixa de fumar, por exemplo, ela leva em média 10 anos para se reestabelecer.

Números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que por ano 8 milhões de pessoas morrem no mundo por conta do tabagismo. Somente no Brasil, são 80 mil mortes o que representa cerca de 10 pessoas por hora. Após as explicações um vídeo mostrou situações reais de pessoas que foram vítimas do vício.

Tercília Santina da Silva, uma das participantes da reunião, destacou que ninguém na família fuma. “Hoje em dia é normal ter pessoas que fumam, mas graças a Deus não tenho ninguém da família que usa cigarro. Mas essas palestras são muito boas porque alertam as pessoas sobre temas interessantes. Eu sempre participo”, declara.

Data de Publicação: 09/06/2009

Encontros da área acontecem mensalmente no Centro Cultural Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Encontros da ?rea acontecem mensalmente no Centro Cultural

 Galeria de Fotos

 Veja Também