X

SA?DE

Dia D vacina contra paralisia infantil amanh?


Ouvir matéria

“Não dá para vacilar. Tem que vacinar” é o slogan da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Durante todo o dia de amanhã (20) os postos de saúde de Ubiratã atendem das 8 às 17 horas para imunizar crianças com até cinco anos, no Dia D. Para atingir um maior número de pessoas e alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde as equipes do Programa Saúde da Família iniciaram na terça-feira a imunização das crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil.

A enfermeira e responsável pelo setor de epidemiologia, Nágile Akkache, comenta que a vacinação é importante para manter o país livre da circulação do vírus que ocasiona a paralisia infantil. “Devido as campanhas periódicas que são realizadas desde a década de 1980, o Brasil conseguiu a certificação de que não há o vírus da poliomielite no nosso território”, informa.

Portanto a secretária da Saúde, Cristiane Pantaleão, aconselha que os pais e responsáveis não deixem de levar as crianças para serem vacinadas. “Para que continue sem casos de paralisia é necessário que todos sejam imunizados. São só duas gotinhas e não tem contra-indicação”, afirma.

A meta para Ubiratã é atender 1.365 crianças com até cinco anos. Nágile salienta que é necessário apresentar o cartão de vacinação, pois em caso de pendências a equipe da secretaria estará regularizando os cartões.

Todas as crianças que forem imunizadas na primeira etapa, devem repetir a dose na segunda que está programada para acontecer no dia 22 de agosto. A vacina contra a poliomielite é um serviço básico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda, argumenta que as várias doses se justificam porque a paralisia é transmitida por três tipos de vírus. “Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um vírus, com as várias doses, ela tem oportunidade de se imunizar”, completa.

Data de Publicação: 19/06/2009

Crianças até cinco anos devem ser imunizadas Crédito: Dayr Dias Neto
Legenda: Crian?as at? cinco anos devem ser imunizadas

 Galeria de Fotos

 Veja Também