X

ECONOMIA

Feira da Lua funcionar? em novo local e dia


Ouvir matéria

A partir da próxima semana a Feira da Lua, projeto idealizado pelas secretarias do Desenvolvimento Econômico e da Ação Social de Ubiratã, terá novo ponto de atendimento e funcionará em novo dia. Na sexta-feira, dia 24, a partir das 17 horas, a Feira passa a ser realizada na Rua Herculino Otaviano, no antigo “paraguaizinho”, em frente a Caixa Econômica Federal.

A mudança foi decidida em reunião entre os secretários responsáveis pelas pastas, equipe de apoio e feirantes. Agora, a Feira acontecerá sempre às sextas-feiras. Conforme explicam, as adaptações realizadas desde a implantação do projeto tem como objetivo melhorar as condições para os feirantes e tornar a ideia ainda mais forte na população.

Como se trata de uma área alugada a administração municipal se responsabilizará pelo pagamento durante um ano. Depois, por mais um ano, a despesa passa a ser dividida em 50% entre prefeitura e feirantes. Na sequência os participantes se responsabilizam integralmente por todos os custos. A secretária da Ação Social, Luciane D’Alécio, argumenta que a intenção é tornar os inscritos autossustentáveis de modo que consigam se manter independentes. “Nosso trabalho é o de assessorar e oferecer um suporte para que eles cresçam com os produtos que fazem”, afirma.

Com o anúncio do novo ponto o número de feirantes inscritos aumentou. Tinham cadastrados 20 feirantes, dos quais 12 participavam ativamente. Agora, subiu para 34 a quantidade de interessados. No mesmo espaço também estarão presentes os produtores da agroindústria.

Desde o início no projeto a feirante, Laura Bento, avalia que o novo ponto vai melhorar o movimento da Feira da Lua. “Como são pontos fixos e fechados a feira vai poder acontecer até mesmo dia de chuva que sempre cancelávamos”, conta.

O próximo passo, comenta o secretário do Desenvolvimento Econômico, Geraldo José dos Santos, é formar uma cooperativa agroindustrial. “Esse é um projeto que tem o apoio do Sebrae. Vai possibilitar uma melhor organização dos produtores e abrir novos caminhos para comercialização do que produzem. Através da cooperativa os fabricantes terão facilidade para agregar qualidade e segurança às mercadorias”, enfatiza.

Na Feira da Lua são comercializados produtos como conservas, compotas, doces, salgados diversificados, biscoitos, bordados, crochê, entre outros.

Data de Publicação: 15/07/2009

Feirantes conheceram espaços do novo local Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Feirantes conheceram espa?os do novo local

 Galeria de Fotos

 Veja Também