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BIBLIOTECA ITINERANTE


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O hábito da leitura é um dos mais prazerosos cultivados pelo ser humano ao longo da história. Não só como passatempo. Ler é um exercício para o corpo e para a mente. Mas assim como todo hábito, a leitura também precisa de estímulo para se tornar algo realmente prazeroso e não só mais uma obrigação.

Desta forma a Biblioteca Itinerante que à princípio está em fase de teste, foi montada numa kombi da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e percorreu as Escolas Antônio Lacerda Braga e Edília Amorim de Quadros bem como o Centro de Educação Infantil Boa Vista. A Professora Margarida foi quem fez a contação de histórias, onde caracterizada de bruxa e depois de lobo mau contou a história da Branca de Neve e também da Branca de Neve às avessas.

As crianças, sentadas na grama, ao ar livre, em baixo da sombra das árvores assistiam atentas e encantadas à contação de história, algumas até se manifestavam ajudando a professora no desfecho da história por ter conhecimento da mesma. Colher os frutos é o que motiva todo o projeto: “Visitar uma escola é emocionante. É o momento em que a gente vê que fez alguma diferença. Saber que as crianças se interessam e ficam atentas às histórias dá uma sensação muito boa, isso é muito gratificante”, conclui a secretária.No intuito de desenvolver o hábito e o prazer da leitura, desde a educação infantil devemos oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.

O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha.Os contos nesse sentido são instrumentos privilegiados nas histórias infantis por permitir o exercício da fantasia e da criatividade.

Ao apresentar noções do bem/mal, virtude/vício, recompensa/castigo, possibilitam a discussão de padrões éticos e morais, e a formação de valores. A paixão das crianças pelos Contos vem das próprias características de seu desenvolvimento. Sonhadora e imaginativa por natureza, a criança aceita sem hesitação o ilogismo das narrativas mágicas presentes nas histórias infantis. Seu interesse e participação nas atividades de leitura dessas histórias são poderosas ferramentas na formação de bons hábitos leitores.
O pensamento mágico da criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e fantasia, passando o sonho e a realidade, muitas vezes, a se confundirem, o que reforçaria sua espontaneidade criadora.

Assim como os contos, existem outros diversos tipos de leitura, dentre elas as poesias, os textos informativos, como por exemplo: jornais, revistas, as histórias em quadrinhos  “gibis” que carregam grandes possibilidades de trabalho com texto, pois têm uma linguagem própria, aliando recursos de imagem e texto, apresentando histórias com textos curtos e sendo muito atraentes às crianças. As parlendas e cantigas tradicionais: Hoje é domingo, pede cachimbo... Eu sou pobre, pobre, pobre, de marre, marré, marré... O cravo brigou com a rosa... a pulga e o percevejo fizeram combinação...

Assim, nosso objetivo é ampliar este projeto levando esta riqueza de leitura e cultura não somente para escolas e centros, mais também para as comunidades rurais porque somos sabedores que a “Cultura é vital para o ser humano, e quando ela é levada aos que não têm acesso, a exemplo das bibliotecas itinerantes, instaura-se uma verdadeira revolução: de idéias”.

Data de Publicação: 10/03/2010

Biblioteca Itinerante Crédito: Dayr Dias Neto
Legenda: Biblioteca Itinerante

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