Iniciando os trabalhos do mês e da semana os servidores da prefeitura de Ubiratã participaram na manhã de ontem (1º) da reunião do programa Gestão Compartilhada. Essa edição quem apresentou o trabalho que desenvolve foi a secretaria de Desenvolvimento Econômico. O departamento é estruturado com as divisões de Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio e Turismo e Meio Ambiente. Além disso, atua em parceria com a Emater, Agência do Trabalhador e Banco Social.
Através da secretaria são realizadas diversas atividades como a produção de mudas para o funcionamento do programa Mata Ciliar, a implantação do programa de Coleta Seletiva “Recicla-Bira”, sensibilização ambiental junto a comunidade, orientação sobre a gestão ambiental, arborização urbana, emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), assistência no cultivo de hortas comunitárias, entre outros.
Somente com a produção do viveiro municipal de 2005 até setembro deste ano foram entregues cerca de 57 mil mudas para 87 produtores rurais. O programa “Recicla-Bira” foi lançado em junho e é uma parceria com a secretaria de Ação Social e a Associação dos Agentes Ambientais de Ubiratã (Recitã). Mensalmente são realizadas 80 podas de árvores e está sendo feito curativo nas mesmas impedindo o acúmulo de água.
Entre as ações da Emater está o trabalho de orientação aos agricultores sobre os diversos tipos de cultura. De 2005 a agosto deste ano foram atendidos 4467 produtores, enquanto a projeção era atender 2857. Nas ações realizadas estão palestras, reuniões e excursões. Com os projetos de crédito rural do Pronaf, nos últimos dois anos e meio foram liberados 1905 contratos que totalizaram mais de R$ 10 milhões para os produtores. Em incentivo aos pequenos produtores, a Emater conquistou através do programa Paraná 12 meses cinco resfriadores, quatro ordenhadeiras e 18 moradias.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico apóia a instalação de micros e pequenas empresas. A facção implantada no distrito de Yolanda é um exemplo de empresa apoiada. Com o incentivo da secretaria foram pagos seis meses de aluguel para o funcionamento do trabalho.
O Banco Social e a Agência do Trabalhador também apresentaram as ações que desenvolvem. Conforme informa o gerente do Banco Social, Félix Tibúrcio de Almeida, a finalidade do programa é fornecer empréstimos aos pequenos e médios empresários acompanhado de orientação e de capacitação para os beneficiários, possibilitando aperfeiçoar a capacidade gerencial e produtiva do negócio. Até maio de 2007 foram contratados mais de R$ 500 mil que beneficiou uma média de mil pessoas.
Pela Agência do Trabalhador nos últimos dois anos e meio foram colocadas no mercado de trabalho 2321 pessoas, a média mensal é de 70 novos empregados. Através da unidade foram requeridos também 1269 seguro desemprego. Outros serviços prestados na Agência é a confecção de identidade, atestado de antecedentes criminais, certidão para fins do INSS e carteira de trabalho.
Conforme salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Orlando Francisco Vieira Filho, a secretaria tem trabalhado para o constante crescimento e fortalecimento da cidade. “Nossa equipe está dando todo o suporte que a população precisa e estamos estabelecendo parcerias para ampliar as vagas de trabalho”, considera.
O prefeito, Fábio D’Alécio, ressaltou a importância dos encontros entre os servidores e o trabalho da secretaria para o desenvolvimento do município. Além disso, acrescentou que essa semana estará assinando o contrato de retorno da Caixa Econômica Federal na cidade. “A volta do banco na cidade foi uma de nossas propostas de campanha e agora conseguimos atender mais um pedido dos munícipes e cumprirmos um compromisso firmado”, afirma.

