O manejo incorreto de agulhas e seringas no lixo doméstico coloca em risco a segurança dos coletores e a saúde da população em geral
Nesta semana, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta aos moradores: o descarte de materiais cortantes. Com o aumento do uso doméstico de medicamentos injetáveis, como o Mounjaro, cresce também o registro de agulhas descartadas inadequadamente no lixo comum ou reciclável. Para mitigar riscos e assegurar o cumprimento das normas sanitárias, a Vigilância em Saúde orienta: agulhas e seringas devem ser obrigatoriamente armazenadas em recipientes rígidos e resistentes a perfurações, como frascos de plástico espesso com tampa rosqueável, para impedir que o material rompa a embalagem.
De acordo com a legislação de logística reversa, o material deve ser devolvido preferencialmente ao estabelecimento onde foi adquirido ou utilizado, sendo que as unidades aptas a receber esses resíduos incluem farmácias, hospitais, clínicas de estética, salas de vacinação e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Vale ressaltar que as normas de segurança para o manejo de agulhas e seringas também são aplicadas igualmente ao descarte de vidros quebrados. Esse materiais jamais devem ser depositados de forma avulsa nos sacos de lixo, precisam estar bem embalados em caixas ou recipientes resistentes para prevenir acidentes com as equipes de coleta.









