Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Comandante da Aeronáutica inaugura pista do aeroporto de Maringá
Ouvir matéria
O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB),Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, estará em Maringá na manhã desta terça-feira (17) para a inauguração da pista para aeronaves de grande porte do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior.
Na construção da nova pista, de aproximadamente13 mil metros quadrados, foram investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo 70% proveniente de recursos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) e os outros 30% da contrapartida do Governo do Estado.
A nova pista permitirá a elevação da frequência dos voos internacionais de cargas no terminal. Essa movimentação, na opinião do presidente da ACIM, Marco Tadeu, representa um incremento direto nos negócios na região, com a possibilidade de acesso rápido aos grandes centros comerciais. "Essa ampliação colocará o Norte do Paraná definitivamente no mercado global", prevê Marco Tadeu.
No próximo semestre, uma nova etapa do Plano Diretor de expansão do aeroporto deve ser iniciada. Estão previstas a ampliação da pista de pouso do aeroporto para 2380 metros, com uma taxi-way de 1500 metros, além da remodelação do terminal de passageiros.
Currículo
Exemplo da peculiar dedicação japonesa, o Tenente-Brigadeiro Juniti Saito foi o primeiro nipo-brasileiro a chegar ao posto máximo da Aeronáutica. No cargo de comandante da FAB, o oficial teve importante participação no projeto de ampliação do aeroporto regional de Maringá ao fazer as articulações necessárias para a viabilização dos recursos para a obra.
Nascido em Pompéia, interior de São Paulo em 1942, Juniti Saito ingressou na Força Aérea Brasileira em 1960. Ele chegou ao posto de Tenente-Brigadeiro-do-Ar em março de 2003 após uma carreira marcada por condecorações. Antes de assumir o comando da Aeronáutica, atuou como Comandante-Geral de Apoio, Comandante-Geral de Operações Aéreas e chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.