Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Convênio qualificará 10 mil gestores do terceiro setor no Paraná
Ouvir matéria
Tribunal de Contas, Governo do Estado e Sebrae celebram termo de cooperação que viabilizará cursos visando maior preparo na administração e prestação de contas de organizações sociais
Os recursos públicos paranaenses geridos por entidades sociais e organizações do terceiro setor ganharam importante estímulo nesta segunda-feira (4 de junho). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) firmaram, em solenidade no Palácio Iguaçu, o termo de cooperação para treinamento profissional de dez mil gestores do terceiro setor. A parceria irá oferecer formação em gestão empreendedora para integrantes de cinco mil entidades.
O módulo sobre Gestão da Prestação de Contas de Transferências será oferecido pelo TCE. “Essa é uma área em que os órgãos do terceiro setor têm dificuldades, pois seus gestores não têm conhecimento da legislação. A capacitação é fundamental para obtermos mais eficiência na aplicação dos recursos”, disse o conselheiro Fernando Guimarães, presidente do órgão de controle externo.
“Queremos o terceiro setor forte e estruturado para continuar contribuindo para o desenvolvimento social do povo paranaense”, afirmou Flávio Arns, governador em exercício. Ele citou como exemplo as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). A Secretaria de Assuntos Estratégicos será a gestora do programa.
De acordo com Julio Cezar Agostini, diretor operacional do Sebrae-PR, serão abertas 600 vagas por mês, 200 para cada módulo. “Com um serviço profissional e boa gestão, esses órgãos irão contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, salientou Agostini, durante a assinatura do convênio.
Os cursos serão gratuitos e desenvolvidos na modalidade à distância, com duração de 75 horas. A intenção é municiar as organizações não governamentais com conhecimentos nas áreas administrativa, de planejamento, controles financeiros e de prestações de contas. As inscrições para participar do treinamento são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Secretaria de Estado para Assuntos Estratégicos.
Capacitação
Os cursos serão certificado pelas entidades parceiras e as vagas, limitadas. Há três módulos: Análise e Planejamento Financeiro, Gestão da Qualidade: Visão Estratégica e Gestão Empresarial Integrada; Lei de Acesso à Informação na Visão do Tribunal de Contas e Prestação de Contas de Transferências.
Outra intenção dos organizadores é a identificação de projetos e boas práticas administrativas aplicadas nas entidades. Elas serão escolhidas como exemplos para serem utilizadas em outras instituições. “Ao final do processo, teremos um banco de dados de instituições, projetos e práticas bem sucedidas que poderão ser referência para as instituições que atuam no Paraná”, avaliou Arns.
Para Rosita Wilner, diretora da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), a oferta de capacitação é uma conquista que irá melhorar a gestão dos recursos. “Considero muito importante e um avanço no terceiro setor do Paraná. Tenho certeza que irá gerar benefícios e qualidade no atendimento”, disse ela.
Rosita destacou a importância do curso para as administrações dos hospitais. “É uma área delicada, que precisa de conhecimento e troca de experiências. É a primeira vez que teremos esse tipo de capacitação”, afirmou. Existem no Paraná 103 hospitais beneficentes e Santas Casas.
Texto e fotos: AE Notícias
Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR