Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Greve dos bancários termina em Londrina e em Maringá
Ouvir matéria
A greve dos bancários terminou nesta quarta-feira (26), em Londrina e em Maringá, no norte do Paraná. Os funcionários aceitaram a proposta da Federação Brasileira dos Bancos (Fenabran) e os atendimentos já retornaram. Em Curitiba, uma assembleia será realizada às 17h.
A paralisação da categoria é nacional e comandada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A principal requisição da categoria é de um aumento de 10,25% nos salários, enquanto Fenaban propôs, inicialmente, um reajuste de 6%.
Porém, após negociação, a Federação ofertou reajuste nos salários de 7,5% e de 8,5% no piso salarial e nos auxílios-refeição e alimentação. Além disso, a categoria conquistou 10% de aumento no valor fixo da regra básica e no limite da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá, Claudecir de Souza, o índice é satisfatório. “Esse índice é satisfatório haja vista o resultado dos bancos. Pela luta dos trabalhadores e o empenho dos sindicalistas, foi muito importante”, afirmou. Diante da proposta inicial da parte patronal, Souza disse que o aumento de 1,5% foi um avanço considerável. Cerca de 400 pessoas participaram da assembleia e a aceitação foi unânime.