Ouvir matéria
No município de Ubiratã a Secretaria de Saúde está com um projeto que visa contribuir com o planejamento familiar dos ubiratanenses. Os casais que já se utilizaram de métodos contraceptivos para não ter filhos e não obtiveram sucesso, estão passando por avaliação para estudar a possibilidade do homem se submeter a cirurgia de vasectomia. Essa cirurgia é um dos meios mais eficientes e seguros para obter controle de natalidade e só deve ser realizada após muita certeza. É importante o casal estar ciente de que o procedimento é na maioria das vezes irreversível.
Em Ubiratã são dez os homens que participam do processo, que inclui trabalhos de enfermeiros e psicólogos, que explicam passo a passo os benefícios e os riscos em se submeter a vasectomia. O último encontro desse grupo aconteceu no dia 22 no Posto Central e foi coordenada pela enfermeira Vera Lúcia Carneiro e pela psicóloga Tatiane Gotardo.
Esse trabalho junto aos casais já é realizado há cerca de cinco anos. Todos os encontros são realizados durante a noite, para que não atrapalhe o dia a dia da pessoa e faça com que mais casais tenham interesse em participar do planejamento familiar.
A secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, destaca que nos encontros vários outros temas de interesse dos participantes são discutidos, como: orientação sobre DSTs, métodos oferecidos na área da saúde pública, saúde do homem como prioridade na vida familiar, entre outros.
“Quem tiver mais interesse em saber sobre esse trabalho pode procurar a unidade de saúde central ou do Posto do Jardim Panorama que os atendentes estão prontos para lhes instruir”, pontua Cristiane Pantaleão.
Fonte: Robson Alexandre
Data de Publicação: 05/04/2011