Ouvir matéria
O município de Ubiratã foi agraciado com um programa do Governo Federal que presta atendimento diferenciado e diário para pessoas portadoras de transtorno mental. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) de Ubiratã buscará, através de oficinas terapêuticas, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social das pessoas atendidas no local pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico.
O CAPS que funcionará em uma casa localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida, próximo a Igreja Matriz, atenderá pessoas que perambulam pelas ruas da cidade e mostram comportamento fora dos padrões normais. Os atendentes serão todos profissionais da área médica. Segundo a secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, o funcionamento desse centro deve acontecer em breve.
O prefeito Fábio D’Alécio diz que a Administração Municipal Trabalhando para Crescer tem uma preocupação muito grande com a questão da saúde pública e que por isso tem buscado junto aos governos, meios de melhor atender a comunidade ubiratanense. “Conseguimos esse benefício que nos possibilitará a oportunidade de mantermos um contato maior com essas pessoas que diariamente perambulam pelas ruas sem ter o mínimo de atenção, nem mesmo de seus familiares”, destaca D’Alécio, salientando que esse trabalho coloca mais uma vez o município de Ubiratã em evidência, pois será referência nesse tipo de atendimento para os municípios circunvizinhos.
Fonte: Robson Alexandre
Data de Publicação: 07/04/2011