Ouvir matéria
Entre os meses de abril e maio aconteceu a campanha de vacinação contras três vírus influenza em circulação pelo País: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza tipo B. A vacinação foi destinada a três grupos específicos, crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos acima de 60 anos e gestantes. Dos grupos que seriam imunizados, apenas as crianças deveriam tomar a vacina em duas doses; a segunda após 30 dias.
Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ubiratã, Nágile Akkache, foram imunizadas no município com a primeira dose 393 crianças. “Como está próximo de completar trinta dias do final da campanha, percebemos que ainda existe um número muito grande de pais e responsáveis que não trouxeram as crianças para tomar a segunda dose da vacina”, diz Nágile, salientando que até a manhã dessa terça-feira (14) foram aplicadas apenas 245 doses, ou seja, 148 menores de dois anos não estão totalmente imunes aos três vírus influenza.
NECESSIDADE DA APLICAÇÃO
As crianças estão recebendo as duas doses porque são mais suscetíveis a complicações se ficarem doentes. Mesmo que tenham tomado as doses da vacina contra a influenza A (H1N1) em 2010, elas devem tomar neste ano porque a composição da vacina é diferente.
A aplicação da segunda dose só deve ser adiada se a criança apresentar febre alta (acima de 38º) ou se o médico assistente recomendar.
“O inverno chegou e está intenso, portanto existe a necessidade urgente de que as crianças já estejam protegidas neste período”, ressalta Akkache, lembrando que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Ubiratã. É necessário que os pais levem documentos de identificação da criança e a carteira de vacinação.
NOVO GRUPO SERÁ IMUNIZADO
A responsável pela Vigilância Epidemiológica aproveita a oportunidade para avisar que um novo grupo de pessoas pode e deve receber a vacina da gripe. “Até o dia dezessete (sexta-feira) vacinaremos as pessoas acima de dez anos que são portadoras de doença pulmonar obstrutiva crônica”, frisa a responsável, explicando que essas pessoas são as que apresentam problemas de asma e bronquite.
Fonte: Robson Alexandre
Data de Publicação: 14/06/2011