Ouvir matéria
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio e a 1ª dama, Luciane Munhos D’Alécio, foram convidados a participar da reunião do encontro denominado Segmento de Alto Nível ECOSOC 2011. O encontro terá início no próximo dia 05 na sede das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça. O casal ubiratanense foi convidado pela Organização Mundial da Família (WFO) pelo fato do prefeito de Ubiratã atuar em toda a América Latina como ‘Local Solution’ – propagador das boas práticas em prol dos ODMs – e também pela 1ª dama de Ubiratã ser a presidente da União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade, Infância e Família (UNAPMIF).
Esse evento é realizado pela Organização Mundial da Família – da qual Ubiratã se filiou recentemente - em parceria com o Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais, Conselho Econômico e Social da ONU e a Rede Inter-Regional Não Governamental da ONU. Os participantes desse evento vão debater o tema: Famílias em Equilíbrio - Abraçando a Educação para Todos - mobilização mundial direcionada ao cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio.
EDUCAÇÃO NO FOCO GLOBAL
No site oficial do evento www.un.org/en/ecosoc está descrito que o encontro será focado em "Implementar as metas acordadas internacionalmente e os compromissos em relação à educação". Os organizadores do ECOSOC 2011 afirmam que tem havido um grande progresso para a educação primária universal (UPE) durante a última década, especialmente nos países em desenvolvimento. Porém, destacam que o acesso limitado à educação, altas taxas de abandono, repetência e má qualidade da educação, permanecem desafios importantes para a plena realização deste objetivo.
No site há destaque para o fato de que pelo menos 72 milhões de crianças em idade escolar ainda tem negado o direito à educação devido a desafios financeiros, sociais ou outros, incluindo altas taxas de fertilidade, HIV/Aids e conflitos armados.
PARTICIPAÇÕES
Durante a ECOSOC haverá palestras sobre questões relacionadas a educação com a participação dos Ministros da Educação, Cooperação para o Desenvolvimento, Economia, Finanças, Relações Exteriores, Chefes Executivos das agências da ONU, fundos e programas, e representantes da sociedade civil e setor privado de países como Bangladesh, República da Bielorrússia, Alemanha, Malawi, Ilhas Maurícias, Paquistão, Qatar, Samoa, Senegal, Turquia e da República Bolivariana da Venezuela.
Todos vão expor sobre os progressos realizados a nível nacional na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
RESULTADO DE MUITO TRABALHO
Para o prefeito Fábio D’Alécio o convite para participar desse encontro é o fruto do belíssimo trabalho desenvolvido em Ubiratã no sentido de propagar os Objetivos do Milênio junto a comunidade local. “Com a união do poder público e da sociedade organizada conseguimos resultados expressivos que nos colocaram em evidência no que diz respeito a trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas com menor poder aquisitivo”, destaca o prefeito de Ubiratã, que levará pessoalmente aos membros da ONU um DVD onde consta o trabalho dos ubiratanenses que estão fazendo a sua parte para que o mundo seja melhor para todos.
Fonte: Robson Alexandre
Data de Publicação: 01/07/2011