Ouvir matéria
O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, juntamente com o presidente do Cis-Comcam e prefeito de Peabiru, João Carlos Klein, participaram em Umuarama no último sábado (02), de reunião técnica sobre a criação do consórcio macrorregional que vai gerir os recursos do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu). O consórcio atenderá as regiões de Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão, que abrangem 85 municípios e uma população de 1.007.350 habitantes.
A central do Samu macrorregional será em Umuarama, o prédio está em construção e segundo o presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) e prefeito de Perobal, Almir de Almeida, o funcionamento do complexo de saúde deve acontecer no máximo, em dezembro deste ano. Nessa reunião do dia 02 foi acordado que para o Samu funcionar de acordo com o que se espera é necessário que prefeitos e secretários de Saúde agilizem a gestão do serviço para que ele chegue o quanto antes e funcione bem para ajudar a diminuir o fluxo de pessoas nos hospitais de plantão e prontos atendimentos da região.
Os representantes da Comcam, bem como os demais presentes ao encontro, ficaram encarregados de levar essas informações aos prefeitos, vereadores e secretários de Saúde não presentes a reunião técnica.
FUNCIONAMENTO
A implantação do Samu macrorregional vai agilizar o atendimento ao paciente e facilitar o trabalho dos médicos e plantonistas, pois muitas consultas sobre determinados casos de saúde poderão ser feitas pelo telefone 192. O número discado será atendido na central do Samu em Umuarama, que contará sempre com uma equipe médica de plantão que orientará a pessoa sobre como proceder.
Se o caso for de atendimento no local, o Samu vai deslocar a ambulância com equipe mais próxima, ou dará as dicas para onde a ambulância da prefeitura deverá levar o paciente, amenizando dessa forma a superlotação nos postos e hospitais. O serviço é específico para urgência e emergência.
SAMU
Atualmente o SAMU 192 está presente em todos os estados brasileiros com 157 Centrais de Regulação Médica que abrangem 1.502 municípios. São aproximadamente 112 milhões de pessoas que podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O Ministério da Saúde pretende ter 100% de cobertura do SAMU 192 até o final de 2014.
Fonte: Robson Alexandre / Umuarama Ilustrado - 5 de julho - 09:15
Data de Publicação: 05/07/2011