Ouvir matéria
O grande fluxo de veículos na área central da cidade aliado ao excesso de velocidade com que alguns condutores de veículos automotores empregam, tem sido motivo de preocupação por parte da população ubiratanense, principalmente dos pedestres que se sentem inseguros ao circular pelas vias centrais de Ubiratã.
Para tentar manter a harmonia entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, a Administração Municipal Trabalhando para Crescer já realizou algumas mudanças que resultaram na melhoria do tráfego da cidade, como é o caso do estacionamento diagonal, implantação de tachões e transformação de algumas vias em sentido único.
Para garantir segurança ainda maior a todos os usuários, foi feito recentemente um estudo para a instalação de semáforos em dois pontos estratégicos da cidade. O primeiro ponto é no entroncamento da Avenida Nilza de Oliveira Pipino com a Avenida Carmem Ribeiro Pitombo e Rua Ernesto Novaes de Souza. O segundo ponto avaliado é no cruzamento da Avenida Nilza de Oliveira Pipino com a Avenida João Pipino e Rua Pedro Leopoldo Beckauser.
O estudo para implantação dos semáforos nesses trechos foi feito pelos secretários Reginaldo Retamero (Obras), Marcos Retamiro (Serviços Urbanos e Pavimentação) e por Vicente de Paulo da Cunha e Castro, representante da empresa londrinense Cunha & Castro Semáforos. O vice-prefeito Orlando Vieira Filho acompanhou a avaliação da equipe que foi feita in loco.
Após essa primeira análise, a equipe da empresa responsável pela instalação dos semáforos fará o projeto técnico e encaminhará o mesmo para aprovação final. Nesse projeto o semáforo funcionará com sistema de LED que é empregado em todas as grandes cidades.
“Hoje o trânsito nesses trechos está bem complicado. Como são três vias que desembocam no mesmo local, o número de veículos é grande e deixa os pedestres e ciclistas apreensivos em atravessar essas vias”, explica o secretário de Obras, salientando que com o semáforo outras vias adjacentes devem passar também para o sentido de mão única. “Tão logo tenhamos uma posição final vamos divulgar para a população”, frisa o vice-prefeito Orlando Vieira Filho.
Fonte: Robson Alexandre - 18 de julho - 08:20
Data de Publicação: 18/07/2011