Ouvir matéria
O município de Ubiratã, através da Secretaria da Saúde, quer aumentar o número de cidadãos imunizados contras as hepatites virais. A grande preocupação dos profissionais da saúde ubiratanense se deve a dois fatos: o primeiro é que no próximo dia 28 será comemorado o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, o segundo motivo é que em 2010 foram confirmados em Ubiratã seis casos de pessoas com Hepatite B. Em relação ao Estado, entre os anos de 2007 e 2010 foram notificados 2.828 casos de Hepatite A, 5.457 casos de Hepatite B e 3.205 casos de Hepatite C.
Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Ubiratã, Nágile Akkache, devem procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra Hepatite B todas as pessoas com idade entre zero e 29 anos, além de todas as gestantes, independente da faixa etária. “Temos a vacina disponível em todas as unidades de saúde. Vacinar-se é garantir que não será afetado por esta enfermidade tão preocupante”, destaca Nágile.
HEPATITES
É uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A,B e C. Existem ainda o vírus D - região Amazônica - e o vírus E - África e Ásia -.
A pessoa que contrai hepatite fica fraca, com a pele e olhos amarelados, tem vomito, enjôo e inchaço do fígado fica. Os acometidos pela doença possuem muita dor abdominal, febre, a urina fica escura e as fezes esbranquiçadas.
HEPATITE A
O vírus da Hepatite A pode ser adquirido pelo contato direto com uma pessoa doente ou através de alimentos ou água contaminados, por mãos mal lavadas ou objetos que estejam contaminados com o vírus.
Onde tem higiene não tem Hepatite A.
HEPATITE B
É uma das maiores causas de câncer de fígado. A transmissão é feita através de relações sexuais sem uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, principalmente entre usuários de drogas; colocação de piercing e tatuagens com materiais não esterilizados; procedimentos de manicure e pedicure com materiais não esterilizados; transfusão de sangue fora da recomendação técnica; transplantes de órgãos e tecidos, hemodiálise e de mãe para o filho no momento do parto.
HEPATITE C
É transmitida pelo sangue através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas; uso de drogas injetáveis, equipamentos para uso de drogas inaladas como cachimbos; procedimentos médicos, odontológicos e de acupuntura com materiais contaminados; procedimentos de manicure e pedicure com materiais não esterilizados e relações sexuais sem uso de preservativos.
Fonte: Robson Alexandre - 21 de julho - 11:20
Data de Publicação: 21/07/2011