Ouvir matéria
Na terça-feira (26) esteve em Ubiratã o Agente de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná, Alessander Simões da Silva. A presença do agente ao município se deu por inspeções de rotina na qual são fiscalizadas as atividades desempenhadas pelos estagiários de Educação Física, que por não serem ainda graduados na área não podem coordenar nenhuma atividade sem a orientação de um profissional, sob risco de configurar exercício ilegal da profissão.
Alessander conversou, além da secretária do Esporte e Lazer, Inês Bento, com todos os estagiários e os professores graduados. Alessander explica que essa regra se aplica também as academias. “Os estagiários devem ter convênio regularizado com a universidade e a instituição para a qual prestam serviço. O Conselho Regional sustenta que todas e quaisquer aulas relacionadas as atividades físicas, ainda que ligadas apenas ao uso de equipamentos públicos, necessitam da presença in loco de profissionais formados em Educação Física e áreas relacionadas”, sintetizou o agente.
Com relação ao que vistoriou em Ubiratã, Alessander Simões disse que tudo está dentro da normalidade e que isso mostra que no município todas as exigências do conselho são entendidas e seguidas à risca.
Segundo a secretária Inês Bento, esse tipo de inspeção é importante para o município, pois serve como proteção para os praticantes das atividades físicas que estão cientes de que estão nas mãos de profissionais qualificados.
Fonte: Robson Alexandre - 29 de julho - 08:55
Data de Publicação: 29/07/2011