Ouvir matéria
O prefeito de Ubiratã, presidente da Comcam e 3º vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Fábio D’Alécio, participou na última semana em Curitiba, de reunião entre prefeitos que compõem a diretoria da AMP e representantes das 18 associações regionais. Nesse encontro foram tratados alguns assuntos de suma importância para o desenvolvimento dos municípios.
Como saldo da reunião foi elaborada uma pauta emergencial de reivindicações das prefeituras do Estado, que contêm cinco pontos e prioriza as pequenas e médias cidades. Essa pauta será entregue pelo presidente da AMP, Gabriel Samaha – Gabão – ao governador do Estado do Paraná, Beto Richa. “A AMP é a entidade de representação de todos os municípios do Estado, mas o momento de crise das prefeituras exige prioridade aos pequenos e médios municípios, sobretudo os mais pobres”, explica Gabriel Samaha.
PRIORIDADES
Resumidamente, o documento da AMP pede: 1) Participação efetiva da AMP no Comitê Estadual Gestor do Transporte Escolar; 2) Abertura de negociações para a criação de uma fórmula mais justa para a distribuição dos recursos do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços); 3) Revisão do critério adotado na contrapartida dos municípios, nos financiamentos oferecidos pelo Governo do Estado; 4) Adoção de um critério mais justo para a distribuição de policiais civis, de policiais militares e de viaturas policiais; 5) Definição de prazo maior para a entrega da DFC (Declaração Fisco Contábil) pelos municípios.
ESPERANÇA NO GOVERNO BETO RICHA
Para o presidente da AMP, embora os municípios tenham uma extensa pauta de reivindicações, estes cinco pontos foram considerados prioritários. “São questões urgentes e muito importantes. O governador Beto Richa, que foi prefeito de Curitiba, conhece o drama dos municípios e é um municipalista convicto, Por isso, tenho a certeza de que ele nos dará uma resposta a estes pedidos dentro de 30 dias, ajudando a amenizar a crise enfrentada pelas prefeituras”, avalia.
Segundo Fábio D’Alécio, essa pauta é fundamental para os municípios da região de Campo Mourão. “Nessa reunião atuamos em sintonia para que os municípios do interior e principalmente os menores sejam vistos como importantíssimos no desenvolvimento do Estado. Sabemos da vontade de trabalhar do governador Beto Richa, e, por essa razão, acreditamos que a situação econômica dos municípios em curto espaço de tempo seja bem diferente da que vivenciamos nos últimos anos”, destaca o prefeito de Ubiratã.
Fonte: Robson Alexandre/Aurélio Munhoz AMP - 02 de agosto - 14:31
Data de Publicação: 02/08/2011