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O presidente da Comcam e prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, esteve nessa segunda-feira (19) participando em Curitiba, na sede do Sebrae/PR, do encontro que reuniu os presidentes das associações regionais do Paraná. Em pauta durante o encontro, a discussão sobre temas relacionados ao desenvolvimento das regiões através de incentivos as micros e pequenas empresas, como Lei Geral, Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC), Índice de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (IDMPE) e o Projeto Agentes Locais de Inovação.
O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, e pelo diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.
Para Fábio D’Alécio é fundamental para o desenvolvimento dos municípios o incentivo aos pequenos e micro empreendedores, pois a agregação de valor aos produtos e serviços oferecidos por eles faz com que o giro de capital nos municípios seja bem maior, fazendo com isso que os pequenos municípios também mostrem sua importância na economia do Estado.
LEI GERAL
Aos administradores foram apresentadas as vantagens para os municípios que adotarem a implantação do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A legislação foi até o momento municipalizada em 345 municípios. A grande vantagem da implantação é tirar da informalidade os pequenos e médios empreendedores.
SGC
O Estado conta com três garantidoras de crédito, nas regiões noroeste, sudoeste e oeste, porém, é necessário que o Paraná tenha de seis a sete SGC. Os prefeitos foram informados de que o desafio do Estado é proporcionar acesso ao crédito, promover adequada inclusão financeira e reter recursos nos municípios.
IDMPE
Esse índice objetiva estimular a promoção de políticas públicas em prol do desenvolvimento, mas focadas nos pequenos negócios. O IDMPE mostra o impacto das empresas de micro e pequeno porte no desenvolvimento da sociedade.
O IDMPE é uma ferramenta que auxilia a melhorar o ambiente competitivo, a atrair empreendimentos e a fomentar novos negócios.
INOVAÇÃO
Têm por objetivo disseminar nas micro e pequenas empresas conceitos sobre inovação. A proposta conta com a formação de agentes locais, universitários recém-formados, que visitam empresas em todo o Estado. O agente de inovação acompanha as empresas por um período de dois anos fazendo uma ponte entre as necessidades das empresas e as soluções disponíveis nos centros de tecnologia.
Fonte: Robson Alexandre - 20 de setembro - 11:23
Data de Publicação: 20/09/2011