Ouvir matéria
A educação ubiratanense mais uma vez ganhará destaque regional. Dessa feita, o município foi escolhido para ser um dos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O polo será instalado no prédio onde funciona a Escola Municipal Furusato Tomio, no Jardim Josefina I.
O Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. A metodologia aplicada é a de educação a distância. No polo ubiratanense será feito o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas a dois cursos ofertados a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O Polo UAB de Ubiratã congrega os municípios de Juranda, Iracema D’Oeste, Anahy, Braganey, Roncador, Corbélia, Cafelândia, Altamira do Paraná, Nova Aurora, Campina da Lagoa, Jesuítas, Ubiratã, Nova Cantu e Janiópolis. Segundo a secretária Jane Cristina de Lima Pessoa, em um primeiro momento o polo estará trabalhando a complementação da Vizivali para 234 alunos desses 14 municípios.
A coordenadora do Polo UAB de Ubiratã, Vilma Izabel Penido da Silva, diz que as três tutoras para os estudantes da Vizivali, Andréia Brunieri da Silva Reis, Beatriz Cristina Ramos Cocollette e Kátia Regina Rocha foram aprovadas no processo seletivo da UEM.
CURSO DE GRADUAÇÃO
Para pessoas interessadas em fazer um curso superior, o Polo UAB de Ubiratã estará a partir do ano que vem oferecendo gratuitamente os cursos de História e Letras, ambos coordenados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Serão ofertadas 50 vagas para ambos os cursos.
A secretária de Educação e Cultura de Ubiratã explica que o período de inscrições para o vestibular se inicia no próximo dia 30, com término no dia 10 de outubro. “Apesar dos cursos serem gratuitos, os candidatos terão que pagar a inscrição que equivale ao valor de um vestibular normal”, explica Jane Cristina, salientando que as inscrições serão feitas através do site da UEM.
As provas acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro e os resultados serão divulgados no dia 13 de janeiro. O período de matrícula para a primeira chamada será de 13 a 16 de janeiro.
“Maiores informações podem ser adquiridas no polo de Ubiratã nos períodos da tarde e da noite”, finaliza Jane Cristina.
Fonte: Robson Alexandre - 23 de setembro - 14:58
Data de Publicação: 23/09/2011