Ouvir matéria
Segundo a enfermeira ubiratanense, Alexandra Urnau, as mulheres de 50 a 69 anos são as populações alvo quando o assunto é prevenção e combate ao câncer de mama. “Fazemos a mamografia de rastreamento que tem por finalidade a detecção precoce do câncer de mama nessas mulheres”, explica Urnau, salientando que o foco nessa faixa etária não significa que as mulheres de outras idades são esquecidas. “Nas outras faixas etárias a mamografia também é realizada, porém, em Campo Mourão”, frisa a enfermeira.
A secretária de Saude, Cristiane Pantaleão, diz que os Agentes Comunitários de Saude, por meio da visita domiciliar, realizam a busca ativa das mulheres, que são encaminhadas para as unidades de saude para que sejam feitas as avaliações e caso algum sintoma seja detectado é pedido o exame específico.
Cristiane ressalta que o trabalho dos agentes tem se mostrado de fundamental importância, pois com a detecção precoce pode-se evitar/reduzir a retirada total da mama. “Também é evitado que o câncer se espalhe para outros órgãos e possa provocar a morte dessas mulheres”, frisa a secretária de Saude de Ubiratã.
Atualmente no município sete mulheres realizam o tratamento para o câncer de mama e 47 são acompanhadas mensalmente por meio do SIS Mama, isso devido a alterações apresentadas em suas mamografias. Nesse ano, até o momento foram realizadas 502 mamografias em mulheres ubiratanenses.
Fonte: Robson Alexandre - 11 de outubro - 09:15
Data de Publicação: 11/10/2011