Ouvir matéria
A secretária de Saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão, fez parte dos mais de 4 mil brasileiros que participaram entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro da 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília. O evento que acontece a cada quatro anos teve como tema: SUS na Seguridade Social! Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.
Durante os cinco dias de conferência foram analisadas e discutidas as propostas das conferências municipais e estaduais de todo o país.
As propostas nacionais foram divididas em 15 diretrizes que tratam entre outras coisas sobre participação social, modelo de gestão, acesso com qualidade e construção de políticas públicas em saúde.
Pantaleão explica que durante o encontro muito se debateu sobre a participação de todos no sentido de cuidar do sistema de saúde pública, pois de uma forma ou de outra todo e qualquer cidadão necessita do SUS. “Exemplifico isso ao dizer sobre os alimentos no mercado, que são fiscalizados pela vigilância que é financiada pelo SUS. A utilização do serviço de imunização – vacinas -, os aeroportos e rodoviárias que são fiscalizados pela Anvisa também recebem dinheiro do SUS”, frisou a secretária, lembrando ainda da vistoria de domicílios feita pelos agentes de endemias. “Por isso, todos devem cuidar e debater sobre avanços dentro desse sistema, porque mesmo que não perceba a população toda necessita do SUS”, continuou a secretária.
Dentre os assuntos mais importantes discutidos e vistos por Cristiane Pantaleão como importantíssimos está a revisão do repasse financeiro para a saúde. “Hoje é insuficiente para atendermos de maneira integral toda população”, frisa a secretária, salientando que com o repasse maior por parte do Governo Federal é possível rever a questão salarial dos funcionários, que atualmente é baixa e não tem a devida valorização. “Para incentivarmos a fixação dos mesmos no serviço é necessário plano de cargo e carreira mais justo”.
Fonte: Robson Alexandre - 12 de dezembro - 08:24
Data de Publicação: 12/12/2011