Ouvir matéria
Os ubiratanenses Lázaro Inácio de Souza, Inês Bento, Nidi Akkache Paulino e Luiz Carlos Pereira participaram nessa semana, em Curitiba, da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Ao todo 600 pessoas representando todas as regiões do Estado estiveram nesse evento que objetivou elaborar algumas propostas destinadas a aumentar a transparência da gestão pública e o controle social.
Essas propostas – 20 ao todo - serão apresentadas em Brasília durante a etapa nacional da conferência, em maio, quando serão definidas as bases do Plano Nacional de Transparência e Controle Social.
A inclusão em todos os níveis escolares de matérias que despertem a cidadania, a ética e o interesse pela participação na vida pública e a criação de associações e observatórios sociais para controle das administrações públicas foram apontadas como prioridades.
Os participantes da conferência ainda apontaram a necessidade de medidas como a tipificação da corrupção para crime hediondo, bem como que os acusados de usurpar dinheiro público tenham seus bens bloqueados de imediato e o fim do foro privilegiado de que gozam os políticos.
Para Inês Bento, participar da conferência e poder contribuir para melhorar o País foi muito gratificante. “Colocamos em discussão assuntos que são de interesse de todos os cidadãos e fundamentais para a construção de uma sociedade cada vez mais participativa e fiscalizadora”, destaca a ubiratanense, salientando que as medidas farão com que as gerações futuras tenham cada vez mais participação por meio da vivência da ética e da cidadania.
Fonte: Robson Alexandre - 15 de março - 10:02
Data de Publicação: 15/03/2012