X

ÍNDICES

Ubiratã é o 18º com melhor gestão fiscal do Estado; município está a frente de cidades de maior porte e com economia robusta


Ouvir matéria

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou no último final de semana o IFGF - Índice Firjan de Gestão Fiscal - que mede cinco itens: capacidade que o município tem de gerar receita (arrecadação); gastos com pessoal; capacidade de fazer investimentos; custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações); e uso de restos a pagar (a capacidade de pagar dívidas do ano anterior).

 

Nos dados apresentados o município de Ubiratã conquistou o índice B (boa gestão), destacando-se como a 18ª cidade com melhor gestão fiscal do Paraná. Para se ter uma ideia, Ubiratã alcançou o mesmo índice de municípios bem maiores como Curitiba, Paranavaí, Medianeira e Londrina. Além disso, a posição estadual alcançada por Ubiratã é superior a de cidades que possuem mais recursos e economia robusta e solidificada como Ponta Grossa (20ª), Francisco Beltrão (24ª), Campo Mourão (26ª), Araucária (34ª), Umuarama (37º), São José dos Pinhais (47º), Guarapuava (58º), Arapongas (104º), Cianorte (147º), Paranaguá (257º) e Apucarana (288º).

 

O IFGF pesquisou a gestão fiscal em 4.969 dos 5.266 municípios brasileiros, isso porque 297 não entregaram dados fiscais à Secretaria do Tesouro Nacional. A pesquisa foi realizada de2006 a2010. No cenário nacional que tem 2010 como ano base Ubiratã está em 314º lugar.

 

A pontuação ubiratanense alcançada de 0,7457 pontos é acima da média estadual que fechou em 0,5413 (Conceito C) e também acima da nacional que ficou em 0,5393 (Conceito C).

 

Dentre os cinco itens pesquisados pelo IFGF o município de Ubiratã alcançou dois conceitos A – investimentos e liquidez.

 

COMO É FEITA A LEITURA

Entender o IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. E a variação indica um conceito. Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos; Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos; Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos; e Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Fonte: Robson Alexandre - 22 de março - 09:07

Data de Publicação: 22/03/2012

Ubiratã tem conseguido se destacar cada vez mais nos cenários estadual e nacional, principalmente pela maneira como está sendo administrado Crédito: Fábio Augusto
Legenda: Ubirat? tem conseguido se destacar cada vez mais nos cen?rios estadual e nacional, principalmente pela maneira como est? sendo administrado

 Galeria de Fotos

 Veja Também