Ouvir matéria
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, assinou nessa segunda-feira (2), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o convênio para compra de produtos agrícolas pelo município direto do produtor rural. Os alimentos comprados em Ubiratã serão para uso na merenda escolar, projetos sociais e no Restaurante Popular que serve 100 almoços todos os dias, ao custo de R$ 1,50.
A assinatura do convênio pelo prefeito ubiratanense se deu logo após o governador Beto Richa e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Social, Luiz Cláudio Romanelli assinarem o termo aditivo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que assegura mais R$ 7,672 milhões para a compra direta de produtos da agricultura familiar.
Com a assinatura desse convênio os pequenos agricultores do município terão uma outra forma de agregar renda para as suas famílias e consequentemente a população mais carente passa a ser auxiliada, uma vez, que nas escolas, instituições e no Restaurante Popular passarão a ter uma alimentação de mais qualidade e de procedência conhecida.
Para Fábio D’Alécio esse programa fortalece o homem no campo, pois com o dinheiro ganho na venda dos produtos ao município ele pode investir na propriedade, para que aumente cada vez mais a diversidade de alimentos que podem ser comercializados. “Em nosso município esse programa já se mostrou de muita importância para o fortalecimento da economia local”, pontua D’Alécio.
QUEM PODE VENDER?
Para participar do Compra Direta, o agricultor familiar precisa estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Os agricultores que ainda não são atendidos podem procurar o escritório da Emater para obter informações.
São mais de 166 produtos adquiridos pelo governo, perecíveis e semi-perecíveis, orgânicos, verduras, legumes e alimentos industrializados (como geléias e compotas).
Fonte: Robson Alexandre - 4 de abril - 8:32
Data de Publicação: 04/04/2012