Ouvir matéria
Para que uma administração municipal funcione em sua plenitude e ofereça ao cidadão um atendimento satisfatório e qualitativo é necessário que todos os setores que integram essa administração atuem correto e rapidamente dentro daquilo que lhe é proposto. Um dos setores que vem se destacando dentro da Administração Municipal Trabalhando para Crescer é o da Divisão de Licitações, responsável por zelar pelo correto uso dos recursos, especialmente quando contrata serviços ou adquire bens, sempre respeitando regras dispostas em lei e primando para assegurar ao município a escolha da melhor proposta em termos de qualidade e preço.
A responsável por essa divisão, Sandra Capana, explica que todos os processos licitatórios realizados em Ubiratã são feitos de forma a dar total transparência. “Divulgamos os atos no Diário Oficial do Estado, Jornal O Paraná, Jornal Oficial Eletrônico e site oficial do município, site do Tribunal de Contas do Estado e, quando se trata de um convênio divulgamos também no Diário Oficial da União”, destaca Capana, salientando que existem oito modalidades de licitação: dispensa por limite/justificativa, inexigibilidade, concorrência, tomada de preços, convite, pregão, leilão e concurso.
Em Ubiratã a modalidade mais realizada é a de pregão (139 em 2011), isso porque resulta em maior competitividade entre as empresas participantes, que automaticamente gera economia ao município, pois a empresa que vender qualidade pelo menor preço sai ganhadora do pregão. “Essa modalidade também mostra a união das secretarias que participam de um único processo para a aquisição de um mesmo objeto”, explica Neri Wanderlind, secretário da Administração – pasta que autarquia a Divisão de Licitações.
Uma das maiores vantagens na realização de pregões é que reduz significativamente o número de dispensas e convites.
QUALIDADE É FUNDAMENTAL
Em Ubiratã quando são realizadas as licitações um dos itens fundamentais é a questão da qualidade, tanto que na maioria dos processos é exigido que o propenso fornecedor tenha consigo amostra do que vai oferecer ao município. “Hoje, o que compramos tem qualidade comparada ao que é vendido para uma empresa privada, especialmente nos produtos odontológicos, medicamentos, material de expediente e merenda escolar” frisa Sandra Capana.
SOLICITAÇÃO DOS EDITAIS
Um dos diferenciais do município de Ubiratã é que todo cidadão pode ter acesso aos editais dos processos licitatórios. A solicitação dos mesmos pode ser feita pelo email licitação@ubirata.pr.gov.br.
Outro fato que destaca o município é que não é cobrado nenhum valor para envio dos editais, além de ser um dos poucos municípios da região que publicam os avisos pelo site oficial. Essa publicidade e transparência da atividade administrativa é que dão legitimidade à conduta da administração municipal e demonstram, de forma explícita, o atendimento ao interesse público.
LICITAÇÕES EM 2012
De 15 de janeiro até 15 de maio do corrente ano foram realizados 152 processos licitatórios, ou seja, em 80 dias úteis foram feitas quase duas licitações/dia. Dessa quantidade 11 foram para o início de obras.
Esse grande volume de processos implica em divulgar, elaborar editais, julgamento e homologação de cada processo. “Para isso é fundamental o apoio de toda equipe da nossa divisão que faz um serviço dedicado e eficiente. Dessa forma damos nossa contribuição para fazermos uma Ubiratã grande, bela e justa”, pontua Neri Wanderlind.
Fonte: Robson Alexandre - 17 de Maio - 15:36
Data de Publicação: 17/05/2012