Ouvir matéria
Um dos grandes destaques do município de Ubiratã tem sido atualmente a grande oferta de emprego para as pessoas que atuam em alguns dos vários eixos da construção civil. Essa demanda de vagas se deve sim ao aquecimento do setor em todo o País, mas particularmente no município o setor está ainda mais propício aos trabalhadores devido a dois grandes empreendimentos: construção do abatedouro de Aves da Unitá e edificação de 169 residências da 1ª etapa do Residencial Parque das Flores.
Nesse segundo empreendimento está sendo realizada uma experiência pioneira no município. Treze mulheres estão trabalhando no canteiro de obras do residencial, ocupando um espaço que até pouco tempo era dominado apenas pelos homens. Nessa segunda-feira (23) o prefeito Fábio D’Alécio, a secretária de Ação Social, Luciane D’Alécio e a assessora Luciana Sekine visitaram as obras e fizeram questão de parabenizar as mulheres pela iniciativa.
Entre os fatos que fazem com que a mulher ocupe esse espaço do mercado de trabalho estão o capricho, economia de material e mais paciência para executar com precisão os serviços de acabamento. Entre as 13 carpinteiras estão algumas que realizaram o curso oferecido no ano passado pela Administração Municipal Trabalhando para Crescer, através da Secretaria de Ação Social, em parceria com o SESI/SENAI.
Todas as mulheres que trabalham no Residencial Parque das Flores têm os direitos trabalhistas garantidos e, foram unânimes em afirmar que hoje o salário é bem melhor do que o que tinham antes de serem admitidas pela Construtora Piacentini. As trabalhadoras explicam que não existe preconceito junto aos demais colegas de serviço e que hoje todos são tratados igualmente, pois o mais importante é o resultado na obra.
Para Luciane D’Alécio é importante essa conquista da mulher. “Procuramos ajudar com a disponibilização do curso no ano passado e ver que o resultado foi positivo nos anima a fazer ainda mais dentro da nossa secretaria”, destaca Luciane, que aproveitou para passar as mãos da responsável pela contratação de funcionários da construtora, o nome de outras mulheres que concluíram o curso e ainda não estão inseridas no mercado de trabalho.
Já o prefeito Fábio D’Alécio lembrou que as mulheres conquistando esse espaço é importante para ajudar o município a alcançar duas das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM); a meta 3 que trata do empoderamento da mulher e consequentemente a meta 1 que busca o combate a fome e a miséria. “Parabéns a construtora Piacentini que contratou as funcionárias, mas principalmente parabéns a cada uma das mulheres que estão aqui buscando realizar seus sonhos através desse trabalho que exige dedicação, esforço e competência que todas estão mostrando ter de sobra”, pontuou D’Alécio.
Fonte: Robson Alexandre - 24 de julho - 14:37
Data de Publicação: 24/07/2012