Ouvir matéria
Os jovens que completam 18 anos em 2013, ou seja, nascidos em 1995, são convocados para se alistarem. Também devem se alistar os jovens de aos anteriores que por algum motivo não estejam em dia com o Serviço Militar. O responsável pela Junta Militar de Ubiratã, Sivaldo Campos, avisa que o prazo para o alistamento é até 30 de abril. “Pedimos aos pais, que alertem seus filhos para não deixarem para última hora, facilitando assim o processo de alistamento”, diz Sivaldo.
O chefe da Junta Militar explica que para se alistar é necessário que os jovens tenham em mãos a Certidão de Nascimento ou Casamento original, duas fotos 3x4 (sem data e recente), carteira de vacinação e comprovante de residência. A Junta Militar de Ubiratã se localiza no prédio da Prefeitura Municipal e funciona no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00.
“É necessário que todos os jovens se conscientizem da obrigação em prestar esse ato de cidadania. O documento é importantíssimo e quem não se alistar será multado”, destaca Sivaldo. O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. As mulheres estão isentas do Serviço Militar.
Campos explica ainda que não ser alistado pode trazer consequências desagradáveis ao cidadão. “Quem não tiver o Certificado de Dispensa de Incorporação não pode prestar concurso público, tirar passaporte ou ser matriculado em universidades”, exemplifica o responsável pela Junta Militar.
Fonte: Gilmar Gomes - 18 de janeiro de 2013 - 16:42
Data de Publicação: 18/01/2013