Ouvir matéria
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ubiratã realiza um trabalho de referência em casos de transtornos mentais e dependência de álcool e outras drogas. O principal intuito do CAPS é reinserir seus pacientes na sociedade, na família, enfim, na comunidade, com uma equipe formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeira, técnica de enfermagem, pedagogas, assistente social, e auxiliares.
A realização do trabalho do CAPS é possível, além de todo o investimento realizado pela administração municipal, com a ajuda de outras entidades, secretarias, escolas e clubes de serviço. “Todos que ajudam sabem que os atendidos são merecedores de respeito e tem muitos méritos em seus tratamentos”, disse Márcia Makiyama, enfermeira e coordenadora do CAPS de Ubiratã.
Ainda de acordo com a enfermeira, o atendimento de qualidade é realizado com pacientes com histórico psiquiátrico, que contam com acompanhamento especializado e familiar, além de medicamentos que ajudam no tratamento dos pacientes. O trabalho do CAPS luta contra a dependência de álcool e drogas, que prejudica muito os cidadãos quando os fazem perder empregos, se afastarem da família e se excluírem da sociedade. Nestes casos são realizadas rodas de terapia. “O centro também tem uma artesã que ensina mulheres a trabalharem com crochê, pet-colagem, enfim, artesanato com materiais reciclados”, disse Márcia, que ainda destacou a existência, no CAPS, de grupos de idosos, acima 60 anos, que praticam diversas atividades.
As pessoas, ou familiares, que necessitarem do trabalho do CAPS, podem tirar suas dúvidas e mesmo procurar o atendimento no novo endereço, Rua Ernesto Novaes de Souza, número 1498. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3543-2925.
Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 03/04/2013
Para ouvir entrevista com a coordenadora e enfermeira do CAPS, Márcia Makiyama CLIQUE AQUI