Ouvir matéria
A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantada no município de Ubiratã em novembro de 2004, correspondendo atualmente à principal estratégia de organização da atenção básica. Atualmente o município conta com cinco equipes de Saúde da Família implantadas, duas Equipes de Saúde Bucal (ESB), com carga horária de 40 horas. Contando com o trabalho de 30 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 10 Agentes de Endemias e também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Atendimento Médico Municipal (CAMM).
O município possui duas unidades na zona rural, Comunidade São João e o Distrito de Yolanda, nesta última, encontra-se implantado uma das equipes de ESF e saúde bucal. A implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem contribuindo para promover a integralidade das ações das Equipes de Saúde da Família (ESF), associada a uma qualificação da assistência, contemplando e solidificando as diretrizes do SUS. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF é constituído por equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica e academia da saúde, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes das unidades nas quais o NASF está vinculado e no território destas equipes.
Em Ubiratã o NASF conta com fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, médico ginecologista e obstetra, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físico e dentista. “É importante destacar, que esses profissionais, vieram para ajudar as equipes de saúde da família a atender melhor a população, sabemos que muitos pacientes procuram as unidades para consultar, mas muitas vezes o que eles precisam não é medicamento, e sim de acompanhamento com psicólogo, assistente social ou com fisioterapeuta, por exemplo”, disse Cristiane Pantaleão, secretária municipal de Saúde, que ainda explicou que alguns pacientes acamados também vão receber visita domiciliar desta equipe.
A coordenadora desta equipe e da atenção básica do município é enfermeira Laura Shiratsu Sgarioni, que junto com os profissionais de saúde da família irão programar ações de promoção e prevenção de saúde para toda a população. Na sexta-feira (5) foi realizada uma reunião com os profissionais de várias áreas da saúde para discutir o assunto. O NASF é um programa do Governo Federal, que ajuda com um incentivo de R$ 12 mil por mês, e o município gasta com a manutenção em torno de R$ 30 mil.
Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 09/04/2013