Ouvir matéria
Foi lançado no Centro Cultural de Ubiratã, na última terça-feira (14), o programa Mamãe Bebê Feliz. Este programa é realizado em parceria com o Governo Estadual (através do Mãe Paranaense) e com o Governo Federal (através do Rede Cegonha). O Mamãe Bebê Feliz visa melhorar a qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Santa Casa de Ubiratã.
Com objetivos bem claros, o programa pretende:
• Melhorar a qualidade do acompanhamento pré-natal de baixo risco e puerpério;
• Contribuir para o aumento da adesão ao pré-natal pela gestante;
• Informar os aspectos emocionais, culturais e sociais que envolvem o processo do nascimento (gestação, parto e puerpério), identificando o papel da mulher/parceiro e família;
• Instruir sobre os fatores de risco que podem causar intercorrências no período gestacional, parto e puerperal.
• Contribuir a partir do acompanhamento do pré-natal para o empoderamento da mulher no trabalho de parto e parto, a fim de que ela se torne protagonista do processo do nascimento;
• Promover as ações de educação em saúde à mulher, companheiro e/ou família;
• Contribuir para a promoção da gestação e maternidade segura, visando à redução dos índices de morbimortalidade materna e infantil.
As gestantes que atingirem os critérios de acompanhamento do pré-natal receberão um KIT gestante (com bolsa, sabonete e termômetro). Os critérios são: realizar no mínimo sete consultas pré-natais e uma puerperal, participar de três Grupos Educação em Saúde, realizar todos os Exames preconizados, e serem acompanhadas pelas equipes de PSF e NASF independente da classificação de risco.
As gestantes também serão acompanhadas pelas respectivas Unidades de Saúde e hospital de referência por meio de um levantamento de todas as gestantes do município, sendo preconizado o incentivo ao parto humanizado, visto que conforme contrato com o hospital de referência o mesmo deverá desenvolver um plano de ações juntamente com a secretaria de saúde para o incentivo do mesmo, além de outras ações visando diminuir os riscos gestacionais e puerperais, parto prematuro e nascimento de criança baixo peso.
No hospital a gestante terá direito a lei do Acompanhante, liberdade para caminhar, higiene da parturiente, banho terapêutico, exercícios relaxantes e, ingestão de bebidas e alimentos leves.
A secretária Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, se disse muito feliz com mais esta conquista para Ubiratã. “Parabenizo ao executivo e à equipe da secretaria de Saúde, por mais esta vitória na luta pela saúde e bem estar da população, em especial às mães e seus filhos”, disse ela.
O prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco ressaltou a competência da secretária. “A Cristiane tem feito um excelente trabalho, juntamente com sua equipe, e sabemos que essa felicidade das mães que farão parte do programa, é compartilhada por ela, que se sente extremamente bem quando consegue importantes conquistas como esta”, disse o prefeito.
Também estiveram presentes no lançamento do programa, o vice-prefeito Sebastião Osmar Beraldo, o presidente da Câmara, João Laurindo e demais vereadores, os secretários da administração municipal Caminhando para o Futuro, e demais autoridades. “E também fiquei muito feliz com a presença e participação da população ubiratanense no evento”, completou a secretária.
MAIS FOTOS DO LANÇAMENTO EM NOSSA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI
Fonte: Gilmar Gomes - Assessoria de Comunicação
Data de Publicação: 16/05/2013